Banca:
Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)
As questões de 01 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atenta-mente todo o texto antes de responder a elas.
"A intolerância [...] é, com certeza, um feio pecado capital. Do qual talvez nenhum de nós escape, se examinarmos bem." (linhas 43-45) É CORRETO afirmar que, nesse trecho, a oração destacada se liga à que a precede, estabelecendo uma relação de
Ao reescrever-se o trecho "Foi, pois, a arte de envenenar que trouxe "inquérito" para o terreno policial e judiciário" (linhas 35-36), a única conjunção que não pode substituir a destacada, por lhe alterar o sentido original, é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ainda com relação ao texto — trecho do discurso de Tancredo Neves —, julgue os itens a seguir.
No último parágrafo do fragmento apresentado, o autor emprega orações subordinadas adverbiais proporcionais para estabelecer a relação entre sociedade e Estado.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego da vírgula após “assistencial” (l.3) e após “saúde” (l.4) tem a mesma justificativa: isolar, em uma enumeração, elementos de mesma função gramatical.