Aponte a opção que identifica corretamente os fins e os meios a que se refere o autor do trecho abaixo, no cenário de futuro que ele antevê:

Aponte a opção que identifica corretamente os fins e os meios a que se refere o autor do trecho abaixo, no cenário de futuro que ele antevê:


O último período do 1° parágrafo do Texto I faz referência:

De acordo com o segundo parágrafo do Texto I, na vida, a busca por explicações:

Quanto às idéias que o Texto I apresenta, é INCORRETO afirmar que:

O conector em destaque estabelece uma relação de causa e conseqüência entre a idéia ou argumento que introduz e a idéia anterior em:

Assinale a opção em que o verbo ser está empregado, tanto semântica quanto sintaticamente, de forma diferente das demais.

No Texto II, o primeiro tipo de saudade mencionado pelo autor caracteriza-se como:

No Texto II, a forma de saudade que se sente em decorrência do acelerado processo de desenvolvimento tecnológico é chamada pelo autor de saudade:

Considere as afirmações abaixo.
I – A fragilidade de valores em tempos atuais faz com que o jovem sinta saudade de um passado não-vivido.
II – A rapidez com que as transformações ocorrem na atualidade leva o jovem a buscar no imaginário a estabilidade desejada.
III – A saudade no sentido tradicional reforça e atualiza vínculos estabelecidos no passado.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões):

No Texto II, os vocábulos “inusitado” (l. 1) e “pungências” (l. 38) podem ser substituídos, sem alteração de sentido, respectivamente, por: