O mesmo processo usado em “Cachoeiros de Itapemirim” não aparece em que frase abaixo:
O mesmo processo usado em “Cachoeiros de Itapemirim” não aparece em que frase abaixo:

Julgue os próximos itens, referentes às idéias e estruturas do texto acima.
No texto, muitas iniciais maiúsculas foram empregadas como recurso estilístico, ou seja, não há norma que proíba tal emprego.
Antítese é uma figura de linguagem que consiste numa oposição de idéias ou palavras. Assinale a alternativa que contém um exemplo dessa figura:
Prosopopéia consiste em se atribuir a um ser inanimado ou a um animal ações próprias dos seres humanos. Todas as alternativas abaixo apresentam um exemplo de prosopopéia, EXCETO:
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.

Justifica-se a utilização de aspas na expressão caixa-preta da pré-história (linhas 15 e 16) porque assinalam

O segundo quadrinho possibilita que o professor trabalhe estratégias de leitura com seus alunos, ao conduzi-los à percepção de um fenômeno lingüístico que ocorre com mais freqüência na linguagem oral. Com relação a isso, um procedimento adequado é fazê-lo observar que:
1- a ambigüidade está presente na fala de Chico Bento.
2- a fala de Chico Bento possibilita mais de uma interpretação, uma vez que o pronome "ele" pode se referir tanto ao pai quanto ao boi.
3- a substituição do pronome por um termo que o diferencie possibilitaria desfazer o duplo sentido que há na frase de...

LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 31 A 38.


O processo estilístico em que um verso se estende no outro, sintática e semanticamente, é conhecido como encavalgamento, ou, muitas vezes, pelo termo francês enjambement. Esse recurso é freqüente na estrutura do texto poemático. Indique a alternativa, com versos de Procura da poesia, em que Drummond se valeu do encavalgamento / enjambement.
"...engole suas mentiras como pílulas salvadoras..." No trecho em destaque podem ser observados recursos literários na produção de efeito de sentido; são eles respectivamente:
I. Metonímia, quando se opta por utilizar uma palavra em lugar de outra.
II. Catacrese, quando na falta de uma palavra específica para designar o fato, usa-se um objeto impróprio.
III. Metáfora, quando diz-se que houve uma transferência de um termo para um contexto de significação que não lhe é próprio.
IV. Comparação, trata-se da aproximação de elementos de universos diferentes, associados por meio de um conectivo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Responda as questões de 01 a 15.
Assinale a alternativa em que a palavra contenha o mesmo número de radicais que beligerâncias (L.35).
Um dos processos mais comuns de formação de palavras em língua portuguesa é o da sufixação ou derivação sufixal; o item em que figura um vocábulo do texto que NÃO exemplifica esse tipo de formação é: