As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
As normas de concordância estão inteiramente respeitadas na seguinte frase:
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
As normas de concordância estão inteiramente respeitadas na seguinte frase:

"sobressaem uma virtude e uma falha" também poderia ser escrita "sobressai uma virtude e uma falha", mostrando uma possibilidade dupla de concordância; a frase abaixo em que NÃO ocorre essa possibilidade em relação ao termo sublinhado é:
"É que, salvo se houvesse cabeleireiros em abundância nas savanas (e, claro, facas e tesouras que só seriam inventados muito tempo depois), como nossos ancestrais lidariam com essas cabeleiras que crescem de forma quase ininterrupta?"; a palavra abaixo que apresenta uma forma errada na estrutura do texto é:
Leia o seguinte texto para responder às questões 19 e 20.
Julgue as seguintes afirmações a respeito das relações de concordância entre os termos do texto:
I. A flexão de plural em "traduzem"(L.2) justifica-se pelo plural em "valores éticos"(l.1).
II. Porque no termo "os procedimentos e as vivências" (L.2), há a inclusão de nome masculino, o termo "consolidados"(L.3) precisa ser flexionado no masculino.
III. O emprego do feminino plural em"nelas"(L.4) justifica-se pelo feminino plural de "pessoas"(L.4)
IV. O pronome indicativo de indetermi...
Leia o trecho a seguir, para responder às questões de números 21 a 25.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal.

Considerando que os dois blocos do texto acima apresentam informações tanto verbais quanto visuais, julgue os itens a seguir.
O emprego da flexão de singular e de feminino nos termos “é alimentada” e “vem”, ambos no primeiro bloco, justificase pela concordância com “chuva” e “água da chuva”, respectivamente.

Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
Na linha 2, o pronome demonstrativo “aquele” está no masculino para concordar com “pesadelo”.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:
Leia com atenção e assinale a alternativa correta. Consertam-se máquinas fotográficas e faz-se carimbos. A frase acima apresenta um erro de concordância verbal; para fazer a correção, devemos substituir:
Responda as questões de 01 a 15.
Permanente é o país e suas escolhas. (L.92)
Embora a palavra permanente se refira a país e suas escolhas, a concordância se fez corretamente com o mais próximo.
Assinale a alternativa em que tenha havido inadequação à norma culta da língua no que tange às regras de concordância.