Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A inserção do sinal de dois-pontos depois de "foram" (L.9) preservaria a correção gramatical e a coerência textual.
Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A inserção do sinal de dois-pontos depois de "foram" (L.9) preservaria a correção gramatical e a coerência textual.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes
Na linha 1, a substituição do sinal de travessão por sinal de dois-pontos preservaria a correção e a coerência textuais; a substituição do travessão pela forma verbal são transformaria a frase em oração.
Assinale a opção em que foram corretamente empregados os sinais de pontuação, sem prejuízo da informação original contida no seguinte trecho do texto: "Surpreso, o garoto procura o lugar de onde vem o comando" (L.5-6).
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 15, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Avalie as seguintes afirmações sobre a pontuação praticada por Manuel Bandeira, ao longo do texto.
1- Na frase: "A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e eu vi Pasárgada e vivi durante alguns anos Pasárgada.", a vírgula antes da conjunção "e" justifica-se, sintaticamente, pela mudança de sujeito.
2- Em: "Não construí o poema; ele construiu-se em mim nos recessos do subconsciente, ...", o ponto-e-vírgula evidencia a separação de orações coordenadas assindéticas de sentido contrário.
3- O uso do travessão no excerto: "... utilizando as remi...
Com relação aos sentidos e aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Estaria mantida a correção gramatical do texto, caso a expressão "na sociedade" (L.2) estivesse isolada entre vírgulas.

Com base no texto apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 3, o emprego do sinal de dois-pontos justifica-se por inserir uma enumeração de itens.
Aparece no final e no início das transcrições:
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação:
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.



Em relação aos sinais de pontuação empregados no 4º parágrafo do texto está INCORRETO o que se afirma em:
LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 a 8

O segundo parágrafo diz que os executivos estão "literalmente" pondo a mão na massa. O termo entre aspas, nesse caso: