De acordo com o texto,
Identifica-se a conseqüência de um fato no segmento do texto:
... e por aí vai. (final do 4o parágrafo)
O comentário acima permite pressupor corretamente que, segundo o autor,
Conclui-se corretamente do texto que
O que move a humanidade em direção à vida de colméia? (2o parágrafo)
Justifica-se a questão acima pela afirmativa do texto:
Identifica-se relação de causa e conseqüência em:
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. A área marítima em disputa está atualmente em poder do Chile.
2. A área marítima em disputa está atualmente em poder do Peru.
3. Antes de 1950, a área marítima em disputa pertencia ao Chile.
4. Antes de 1950, a área marítima em disputa pertencia ao Peru.
5. Antes de 1950, a área não pertencia a nenhum dos dois países.
...Analise a dica financeira abaixo, publicada pela revista norte-america Money (2007), e relacione-a à frase de celebridade que melhor a resume.
O primeiro passo na preparação de qualquer plano financeiro é criar uma reserva em aplicações seguras, como a poupança. Sem essa reserva, qualquer crise de mercado pode arruinar seus objetivos.
O texto abaixo é referência para as questões 07 e 08.
Um quilo pode ter menos de um quilo? Pode. Por isso o Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), na França, decidiu trocar o padrão original da medida. A referência atual para o quilo, um cilindro de 39 milímetros de diâmetro e igual altura, composto de platina e irídio (um metal), existe há 118 anos. Nos últimos meses, porém, o órgão detectou a perda de alguns microgramas. A nova referência será uma esfera de 93 milímetros de diâmetro composta de átomos de silício 28. Segundo o BIPM, o silício seria mais estável que o metal.
(Época, 15 out. 2007.)
De acordo com o texto, considere as seguintes afir...
A revista Semana de 04/02/2008 traz uma reportagem que apresenta algumas crenças atribuídas à sabedoria popular e estudos que a negam ou legitimam. Considere as seguintes correlações.
1. Exercícios abrem o apetite.
Pesquisa médica da Universidade Aberdeen, na Inglaterra, aponta que pessoas que praticam exercícios moderados ou mesmo intensos não têm ganho de apetite, diz o jornal The Times – mas, como isso virou lugarcomum, aproveita-se para comer mais.
2. Beber água emagrece.
A água enche o estômago e reduz o apetite. Na falta dela o fígado produz menos bile e a gordura deixa de ser queimada, diz estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.
3....