O emprego de vírgulas após as palavras "aponta" (l.2) e "Volante" (l.3) indica que o adjunto adverbial de tempo está deslocado na oração.
O emprego de vírgulas após as palavras "aponta" (l.2) e "Volante" (l.3) indica que o adjunto adverbial de tempo está deslocado na oração.
Após a palavra "trânsito" (l.4), não se emprega vírgula porque o adjunto adverbial de lugar está em sua posição lógica na oração.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 22, as vírgulas após as palavras "que" e "cidade" foram empregadas para se isolar adjunto adverbial de lugar deslocado.

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 9 a 21.
A locução "já que" (l.25) estabelece uma relação de comparação no período.

Assinale a opção correspondente a relação de causa e efeito que se depreende da argumentação do texto.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão “professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)” (l.7) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

É preciso corrigir deficiências na estruturação formal da seguinte frase:
No período composto "Amiúde aquele que fura filas e sonega impostos é o mesmo que reclama do governo a realização de obras", o sujeito da oração principal é:
Atenção: As questões de números 6 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Ao afastar meninos e meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes darão uma vida melhor. (3º parágrafo)
A oração grifada acima, respeitando-se as possibilidades de entendimento no texto, NÃO poderia ser alterada por:
... que consomem 46% de toda a gasolina do planeta ... (3o parágrafo)
O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima está na frase: