Em Ortografia: ensinar e aprender, Morais cita os “princípios relativos ao encaminhamento das situações de ensino-aprendizagem”. Assinale a alternativa que contraria um princípio mencionado pelo autor.
Ilari e Basso, ao tratarem da morfologia derivacional, afirmam que “cada prefixo ou sufixo forma palavras novas de acordo com condições bem rigorosas quanto às classes morfossintáticas a que se aplica e quanto ao resultado esperado”. Assinale a alternativa em que há um vocábulo que não segue o modelo de formação apresentado.
Assinale a alternativa em que as orações abaixo foram reunidas em um só período de acordo com a norma culta.
I. Passou a vigorar a lei.
II. Segundo a lei, políticos condenados pela justiça não podem candidatar-se novamente.
Entende-se por gramática normativa ou prescritiva
Assinale a alternativa em que a relação entre as orações foi estabelecida por meio de um elemento de coesão adequado.
As regularidades morfológico-gramaticais são princípios que podem ser aplicados ao ensino da ortografia e referem-se à identidade dos grafemas empregados na escrita de palavras com morfemas em comum. Dessarte, a palavra “gostoso” é grafada com s, pois contêm os sufixos -oso, formador de adjetivos a partir de substantivos. Assinale a alternativa em que o erro ortográfico decorre do desrespeito ou desconhecimento dessas regularidades.
Considere as afirmações a seguir:
I. Deve-se distinguir os tipos textuais, como o narrativo, o descritivo e o argumentativo dos gêneros textuais, como a carta, a bula de um remédio, o artigo científico etc.
II. Ao contrário dos gêneros, os tipos textuais existem em número reduzido.
III. Um texto só pode ser enquadrado em um gênero quando apresenta todas as propriedades dele.
De acordo com as afirmações de Marcuschi em Gêneros textuais: definição e funcionalidade. in: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.,
Assinale a alternativa em que a concordância verbal não está de acordo com a norma culta.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação que não está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais quanto aos critérios de avaliação que devem ser aplicados pelo professor do Ensino Fundamental (terceiro e quarto ciclos).
Leia as afirmações a seguir, a respeito de trechos extraídos de O Português da Gente: a língua que estudamos, a língua que falamos:
I. No trecho a seguir, há o emprego de lhe como objeto direto. Esse uso, em princípio, próprio do português brasileiro, tornou-se padrão e atualmente é considerado correto segundo as regras da gramática. “Quem é o senhor? Eu não lhe conheço.”
II. No trecho a seguir, há o apagamento do pronome em função de objeto direto: “Comprei o sanduíche e comi ali mesmo”.
III. No trecho a seguir, há o emprego de “você” com valor de indefinido: “É assalto de todo lado: você sai na rua e é assaltado, você põe dinheiro no banco e o banco cobra até a folha de cheque; você cai na farmácia e os...