Há, no texto da crônica, um conjunto de elementos que expressam quantidade. A alternativa em que o termo sublinhado NÃO tem esse valor é:
36411
Q464653
Há, no texto da crônica, um conjunto de elementos que expressam quantidade. A alternativa em que o termo sublinhado NÃO tem esse valor é:
36412
Q464651
Nos dois termos “conserto do automóvel” e “concerto de Beethoven” há a mesma relação sintática que, respectivamente, em:
36413
Q464649
“Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo”. Em “o conserto do automóvel” e “o concerto de Beethoven” há a presença intencional de dois homônimos; a alternativa abaixo em que essa possibilidade não existe por só estar dicionarizada uma das palavras dadas é:
36414
Q464647
"Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo". A característica de tudo adiar alcança todos os setores da vida. A alternativa em que o exemplo dado NÃO corresponde à área indicada é:
36415
Q464645
“Como se vê, nem os românticos aceitavam morrer hoje, postulando a Deus prazos mais confortáveis”. Infere-se desse segmento do texto que os românticos:
36416
Q464643
“...na Canção do Exílio, Gonçalves Dias roga a Deus não permitir que morra sem que volte para lá, isto é, para cá”. Nesse segmento, a expressão “isto é” tem a função de:
36417
Q464641
“A coisa deu em reflexo condicionado: proposto qualquer problema a um brasileiro, ele reage de pronto com as palavras: logo à tarde, só à noite; amanhã; segunda-feira; depois do Carnaval; no ano que vem”. O comentário correto sobre os componentes desse segmento do texto é:
36418
Q464639
“Brasileiro até demais”. Com essa frase, colocada logo ao início do texto, o cronista quer dizer que:
36419
Q464637
Diante da pergunta que lhe foi feita, o sociólogo Roberto da Matta partiu da seguinte estratégia
36420
Q464635
Ao citar o horário do trem na Alemanha e na Suíça, o autor do texto quer dizer que, nesses países: