29641 Q613967
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Considere as afirmações que seguem a respeito de determinados vocábulos do texto:

I. A ocorrência da palavra mesma nas linhas 07 e 17 tem igual valor sintático e morfológico.

II. As duas ocorrências da palavra uma (a primeira na linha 01, e a segunda na 15) pertencem à idêntica classe gramatical, ambas são artigos indefinidos.

III. O vocábulo o, nas linhas 5 e 8, pertence à mesma categoria gramatical.

Quais estão corretas?

29642 Q613965
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Em relação ao uso de recursos gramaticais, marque a afirmativa INCORRETA.
29643 Q613954
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um dos problemas que ocuparam Platão e Aristóteles foi a acrasia... (3º parágrafo)

O segmento grifado exerce, na frase acima, a mesma função sintática que o segmento também grifado em:

29644 Q613953
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A frase correta, reescrita a partir de uma passagem do texto, encontra-se em:
29645 Q613952
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Está correta a redação da frase que se encontra em:
29646 Q613951
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A correção gramatical e o sentido original do texto CB1A1AAA seriam preservados caso fosse suprimido o
29647 Q613950
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CB1A1AAA: “A Lei do Ventre Livre, que a imprensa da Corte havia recebido com muita festa, não merecera o mais breve registro da imprensa de São Luís.” (l. 17 a 20). Assinale a opção em que a reescrita proposta preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.
29648 Q613949
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Releia o segmento a seguir: “Dizer que conseguimos chegar num equilibrado mundo prenhe de valores que transmitimos a nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação” (8º§). Uma reescrita, preservando-se a correção linguística e a coerência, para tal segmento é:
29649 Q613948
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando como referência as classes de palavras e as relações sintáticas que constituem o período “‘É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26), assinale a alternativa correta.
29650 Q613947
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Considere o trecho “[...] carregando um inválido, ou uma mulher, ou uma criança, que sua bravura arrancou das garras de uma horrenda morte.” (3º§) e assinale a afirmativa a respeito dos elementos morfossintáticos que o constituem que é verdadeira.