22021 Q822170
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) A crase foi usada de forma correta em: “Fiz referência àquilo que me disseste e me coloquei à disposição para esclarecer os fatos mencionados no relatório das ações para combate à fome”.

( ) A crase é facultativa nas seguintes situações: “Isso cheira à molho de tomate”, “Fiz referência à esta situação” e “Estou disposto à combater os casos de fome de minha comunidade”.

( ) A crase é proibida nas seguintes situações: “Estávamos frente a frente” e “Somente obedeço a leis justas”.

( ) Em termos do uso da crase, as seguintes situações igualam-se: “Dirijo-me a Roma” e “Fui ...

22022 Q822167
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Todas as conjunções a seguir listadas podem substituir ‘No entanto’ (l. 10) sem provocar alteração de sentido ao contexto, EXCETO:
22023 Q822166
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
As atividades relacionadas às conjunções com base na tradição normativa baseiam-se em sua dicotomia, ou seja, as coordenativas e as subordinativas. De algum modo, tal estratégia pode facilitar aos alunos identificar e classificar tais palavras, uma vez que eles:
22024 Q822165
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No texto 1A1-I, a expressão “Assim que” (l.12) indica, no período em que ocorre, uma noção de
22025 Q822164
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Julgue os itens de 9 a 18, relativos aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto.

Na linha 14, a substituição do vocábulo “Assim” por Conquanto manteria a correção gramatical e os sentidos do texto.
22026 Q822163
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Ministério Público de Goiás (MPE - GO)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.

A arma ___ se feriu desapareceu.

Estas são as pessoas ___ lhe falei.

Aqui está a foto ___ me referi.

Encontrei um amigo de infância ___ nome não me lembrava.

Passamos por uma fazenda ___ se criam búfalos.

22027 Q822148
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo

Observe as duas frases:

O diabo cuspiu no olho do apagador de vulcões.

O apagador de vulcões ficou zarolho.

Elas foram corretamente unidas em:

22028 Q822143
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix


Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.

Na linha 13, para que a oração “Não fala ‘soberba’” esteja em conformidade com a gramática normativa da língua portuguesa, é necessária a flexão da forma verbal “fala” no modo imperativo negativo, a depender da pessoa verbal: Não fales “soberba” ou Não fale “soberba”.
22029 Q822137
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
No enunciado “Foi assim com o ferreiro da esquina, em cujo portão de tenda uma tabuleta – ‘Ferra-se cavalos’ - escoicinhava a santa gramática” (linhas 16-18), a correção da personagem reside
22030 Q822135
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Há presença de forma verbal na voz passiva e adequada correlação entre os tempos e modos verbais na frase: