11441 Q950218
Língua Portuguesa Figuras de Linguagem Interpretação de Textos
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale a alternativa na qual NÃO haja o emprego de linguagem figurada.
11442 Q950217
Língua Portuguesa Interpretação de Textos Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:

I. O texto versa sobre uma reflexão causada por uma frase publicada e de autoria do escritor Antônio Torres.
II. Para o autor, o comentário de uma jornalista foi bastante preciso e causou nele uma reflexão.
III. Na rotina do autor, conferir suas redes sociais é tarefa posterior ao seu desjejum.

Quais estão corretas?
11443 Q950216
Língua Portuguesa Fonologia Fonemas e Letras Ortografia + 1
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Considerando a palavra destacada na linha 02, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O espaço pontilhado deve ser completado com as letras “xc” para que a grafia da palavra esteja correta.
( ) Trata-se de um verbo transitivo direto numa forma nominal: o gerúndio.
( ) Um sinônimo possível para a palavra seria “incluindo”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
11444 Q950215
Língua Portuguesa Interpretação de Textos Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 

O que leio nas redes
Por Lau Siqueira



(Disponível em: https://cronicascariocas.com/colunas/o-que-leio-nas-redes/ – texto adaptado especialmente para esta prova). 


Assinale a alternativa que apresenta palavra que NÃO poderia substituir corretamente o vocábulo “tripudiam” (l. 21) por causar alterações significativas ao trecho em que ocorre.
11445 Q950214
Língua Portuguesa Morfologia - Pronomes
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 

O que leio nas redes
Por Lau Siqueira



(Disponível em: https://cronicascariocas.com/colunas/o-que-leio-nas-redes/ – texto adaptado especialmente para esta prova). 


Considerando o emprego dos pronomes, analise as assertivas acerca do trecho a seguir: “Para algumas pessoas essa tal delicadeza não passa de uma estratégia de sedução”.

I. Identificam-se três pronomes demonstrativos no trecho.
II. Apenas um dos pronomes presentes no trecho é invariável.
III. Não se identificam pronomes pessoais no trecho.

Quais es...
11446 Q950213
Língua Portuguesa Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo) Flexão verbal de número (singular, plural) + 2
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Na frase “Nunca sabemos de fato como e quando vamos ferir alguém”, tem-se o emprego de uma locução verbal. Assinale a alternativa que indica a correta forma simples dessa forma verbal, mantendo-se o mesmo tempo, modo e voz verbais, bem como a pessoa e o número. 
11447 Q950212
Língua Portuguesa Análise sintática Sintaxe Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Considerando as relações que regem o período composto, assinale a alternativa que indica a função sintática exercida pela oração sublinhada no trecho a seguir: “É claro que não faço qualquer tipo de comparação”.
11448 Q950211
Língua Portuguesa Fonologia Fonemas e Letras
Ano: 2023
Banca: FAURGS
Relacione os números da primeira sequência aos parênteses da sequência de palavras retiradas do texto.

(1) Palavra que tem mais fonemas do que letras.
(2) Palavra que tem mais letras do que fonemas.
(3) Palavra que tem o mesmo número de letras e fonemas.
( ) complexas (l. 12)
( ) científico (l. 14)
( ) humanos (l. 16)
( ) nascem (l. 19)
( ) pequenos (l. 52)
( ) sexto (l. 53)

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
11449 Q950210
Língua Portuguesa Sintaxe Orações coordenadas sindéticas: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas...
Ano: 2023
Banca: FAURGS
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir.

( ) O nexo entretanto (l. 15) está sendo empregado com função adversativa.
( ) O nexo Portanto (l. 34) está sendo empregado com função conclusiva.
( ) A locução por conseguinte (l. 43) está sendo empregada com função concessiva.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é  
11450 Q950209
Língua Portuguesa Sintaxe Regência
Ano: 2023
Banca: FAURGS
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 



Adaptado de: KENEDY, E. “Todas as sociedades humanas possuem uma língua?”. In: OTHERO, G. A.; FLORES, V. N. O que sabemos sobre a linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.


Se a forma verbal nascem (l. 19) fosse substituída por trazem, como ficaria a oração com a qual os bebês humanos já nascem (l. 18-19)?