
Julgue os próximos itens, relativos às estruturas linguísticas do texto 6A2BBB.
A retirada das vírgulas que isolam a expressão “mais ainda” (l.31) não prejudicaria a correção gramatical do texto, mas alteraria os seus sentidos originais.
Julgue os próximos itens, relativos às estruturas linguísticas do texto 6A2BBB.
A retirada das vírgulas que isolam a expressão “mais ainda” (l.31) não prejudicaria a correção gramatical do texto, mas alteraria os seus sentidos originais.
Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
O emprego das vírgulas apostas aos termos “No Brasil” (l.15) e “Em outros termos” (l.21) justifica-se com base na mesma regra de pontuação.
Acerca dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 6A4BBB, julgue os itens subsequentes.
No último período do texto, o emprego da vírgula imediatamente após “detectados” (l.15) é opcional, pois a oração “preservando-se o máximo possível do texto original” (l. 15 e 16) encontra-se em posição canônica no período, qual seja, após a oração principal.
Considerando os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
A vírgula logo após o termo “máquina” (l.12) poderia ser eliminada sem prejuízo para a correção gramatical do período no qual ela aparece.
No trecho “...vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito” (linhas 13-16), o emprego das vírgulas se justifica
Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:
Com relação ao uso das vírgulas,
No trecho: “Em2013, foram três milhões de toneladas a maisemrelação ao ano anterior – o que significaum aumento de 4,1%.”, a vírgula foi corretamente empregada para:
No trecho: “Frequentemente vejo – no trabalho, na faculdade, na rua – pessoas jogando embalagens descartáveis com a maior naturalidade.”, os travessões poderiam ser substituídos por: