
No que se refere às estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue os itens seguintes.
O sujeito elíptico da forma verbal “anda” (l.28) retoma a expressão “um negociante ganancioso” (l. 26 e 27).
No que se refere às estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue os itens seguintes.
O sujeito elíptico da forma verbal “anda” (l.28) retoma a expressão “um negociante ganancioso” (l. 26 e 27).
Marque a alternativa cuja oração tem predicado verbo-nominal.
Observe a frase: “com o governo criando leis e começando a punir quem agride o meio ambiente”, retirada do texto, e avalie as afirmações seguintes:
I. O sujeito das formas verbais criando e começando é o mesmo.
II. O sujeito de punir é inexistente.
III. O sujeito de agride é representado pelo pronome indefinido, portanto, classifica-se como indeterminado.
Quais estão corretas?

Considerando os aspectos linguísticos do texto precedente e as informações nele veiculadas, julgue os próximos itens.
O sujeito da forma verbal “é” (l.4) está elíptico e retoma “um chamado” (l.2), o que justifica a flexão verbal na terceira pessoa do singular.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue os itens subsequentes.
O sujeito indeterminado, evidenciado no emprego do índice “se”, no período “Era a primeira vez que se viam fatalidades militares com números” (linhas 19 e 20), confere um tom impessoal ao texto.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue os próximos itens.
O sujeito da forma verbal “têm” (l.16) está elíptico e retoma “cada um desses autores” (l.14).

No trecho do 4o parágrafo – Foi com as tropas romanas que o latim chegou à face sul do continente europeu… –, o termo que exemplifica a definição, sendo um substantivo como núcleo do sujeito da oração, é
Na oração – Freud era um neurologista… –, o predicado é
O sujeito da forma verbal “incidam”, na linha 27 do texto 1A10AAA, é