Julgue as afirmações abaixo.
I. O advérbio ainda (l. 8) expressa a ideia de tempo presente.
II. O futuro do pretérito, no verbo tornar (l. 2), marca também o distanciamento da autora em relação àquilo que é afirmado.
III. As palavras propaganda e armadilha (l. 8) revelam a falta de adesão da autora quanto à importância da técnica temporal e de atenção multitarefa.
IV. O pronome você (l. 22) é utilizado pela autora para estabelecer uma interlocução mais próxima com o leitor, como uma estratégia de convencimento.
Está correto o que se afirma em
Com base no emprego das classes de palavras para a construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.
Em Calado demais pra sua idade, sofrido demais para sua idade, com idade demais para sua idade, a palavra em destaque pertence à classe gramatical denominada:
A expressão Essa proximidade com Hitler [...] e o advérbio destacado no trecho A cada vez que volto para lá [...] referem-se, respectivamente,
A respeito do termo JÁ, presente na frase: Após 13 anos em órbita, a sonda Cassini-Huygens já está enviando informações para a Terra, é CORRETO afirmar que se trata de um advérbio de:
Assinale a alternativa em que as duas expressões destacadas introduzem na frase, respectivamente, as circunstâncias de modo e tempo. 