30231 Q616877
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Leminski, em Despropósito geral, trata da composição de poemas, segundo o eu lírico, obras-primas. Essa função da linguagem – no caso, a poesia que fala do fazer poético – denomina-se Função
30232 Q616876
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
O articulista tece reflexões com objetivo precípuo de
30233 Q616875
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Em que reside a intencionalidade desse texto?
30234 Q616874
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Acerca de recursos expressivos empregados, marque V quando o significado proposto está adequado na construção dos sentidos do texto e F quando está inadequado.

( ) O trecho não sabia falar a língua própria, no texto, significa ser falante de uma outra língua que não a sua.

( ) A expressão ficou artista sugere reconhecimento público, a pessoa ser apontada pela sociedade como famosa naquilo que faz, no caso, na arte.

( ) Em vocês não vão se lembrar mesmo do que vou falar, o termo mesmo pode ser substituído por realmente, de fato, verdadeiramente, sem prejuízo do sentido.

( ) Em não vou falar nada, ocorre grande contradição, pois o artista fa...

30235 Q616873
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Os elementos coesivos são responsáveis pelas relações de sentido construídas no texto. Sobre esses elementos, analise as afirmativas.

I - Nos trechos fazer arte ele sabia, implorou que ele lhe escrevesse e ele se levantou, o pronome ele estabelece uma relação referencial com artista.

II - Em e no seu jeito de quem não sabia falar a língua própria, contou dos resultados da sua pesquisa, os pronomes seu e sua remetem ao termo artista: do jeito do artista e da pesquisa do artista.

III - Em Assim, munido desse saber, o pronome esse (de + esse) leva o sentido do termo saber ao trecho nenhum dos entrevistados tinha a menor ideia do que o paraninfo havi...

30236 Q616872
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
No trecho Negado o seu pedido, o artista resolveu fazer uma pesquisa, a primeira oração estabelece com a segunda uma relação de
30237 Q616871
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
30238 Q616870
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A personagem Mafalda tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta. O último quadrinho mostra claramente seu espírito crítico. Nessa tira, ela critica
30239 Q616869
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Sobre a tira, analise as afirmativas.

I - A expressão a gente, no quarto quadrinho, refere-se à própria personagem e pode ser substituída pelo pronome pessoal reto da primeira pessoa do singular.

II - As interrogações, no segundo quadrinho, são retóricas, pois a personagem não espera respostas, já as tem.

III - O conector Além disso, no terceiro quadrinho, equivale a ainda mais e foi usado para introduzir um novo argumento para a tese de Mafalda.

Está correto o que se afirma em

30240 Q616868
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

No fragmento “Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava diariamente com as suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me desmascarar”, a que leis o autor se refere?