Observe os verbos destacados nos fragmentos a seguir.
1. HOUVE um tempo, antes de se desenvolver no mundo a reação antirracista, em que até se fazia aqui no Rio o concurso 'rainha das mulatas'
2, Por pequena que seja a gota de sangue negro no indivíduo, POLUI-SE a nobre linfa ariana, e o portadorda mistura é 'declarado negro".
Com base nas regras de concordância da norma- padrão, sobre os verbos destacados, é possível afirmar corretamente que:
O trecho Aliás, é geral no mundo a noção exacerbada de raça, que não afeta só os brancos, mas os amarelos, vermelhos, negros; todos desprezam o meia casta, exemplo vivo da infração à lei tribal. poderia ser reescrito, sem prejuízo de significado nem do uso adequado da norma-padrão, da seguinte forma:
Assinale a alternativa que preenche, correta segundo a norma culta e respectivamente, as lacunas das linhas 06, 14, 36 e 40. Considere os períodos a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O não comprimento das normas implicará em advertência.
II. Não me lembrei do aniversário dele há dois dias.
Assinale a alternativa em que a frase escrita a partir do texto está correta quanto à regência verbal e nominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. Por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, os textos oficiais requerem o uso da norma padrão da língua. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso da norma padrão da língua observa as regras da gramática formal.
II. Ao usar a norma padrão da língua, empregamos um vocabulário comum aos usuários do idioma.
III. A norma padrão da língua não admite expressões simplificadas ou coloquiais.
Está correto o que se afirma em: