As opções a seguir são adaptações de trechos de um texto do jornal O Tempo (MG), de 22/3/2013. Assinale a opção gramaticalmente correta.
As opções abaixo constituem adaptações de trechos do jornal O Estado de Minas, de 25/3/2013. Assinale a opção gramaticalmente correta em relação ao emprego dos sinais de pontuação.

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.
A oração “Baixados os arquivos” (l.29) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por Assim que são baixados os arquivos.

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Sem prejuízo para o sentido original do texto, o vocábulo “Para” (l.8) poderia ser corretamente substituído por Caso, se o trecho “usá-lo” fosse, por sua vez, substituído por o usasse.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
O trecho “apresentar a moderação, ou bom senso, como a virtude suprema” (l.2-3) poderia ser corretamente reescrito, sem prejuízo do sentido do texto, da seguinte forma: apresentar a moderação, ou seja, o bom senso, como a virtude suprema; assim como o segmento “dever de respeitar a promessa feita, ou de cumprir o contratado” (l.14-15) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: dever de respeitar a promessa feita, isto é, de cumprir o contratado.

Com base no texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
O emprego dos elementos “onde” (l.2) e “de onde” (l.6-7), no texto, é próprio da linguagem oral informal, razão por que devem ser substituídos, respectivamente, por no qual e da qual, em textos que requerem o emprego da norma padrão escrita.
No que diz respeito aos aspectos gramaticais e à coerência do texto, assinale a opção correta.

Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

Assinale a opção correta quanto a aspectos gramaticais e à coerência do texto.

Assinale a opção correta acerca das estruturas linguísticas do texto.