
Em “O caminho de cada um se faz ao caminhar.” (l. 9-10), a oração reduzida pode ser substituída, sem alterar o sentido, por:

Em “O caminho de cada um se faz ao caminhar.” (l. 9-10), a oração reduzida pode ser substituída, sem alterar o sentido, por:

Assinale a oração que NÃO apresenta uma idéia de circunstância.

Assinale a opção que apresenta mudança de pontuação adequada para o início do primeiro parágrafo do texto
De acordo com o que leu no Texto I responda corretamente às questões
Assinale a frase que está com pontuação INCORRETA.
Assinale a opção em que a retirada da(s) vírgula(s) NÃO modifica o sentido da sentença.

O uso dos travessões no trecho "quem tem um bilhão – de dólares, euros ou yens – vale mais do que quem tem só um milhão," (l. 12-14) demonstra a intenção autoral de assinalar uma:
-Você conhece Manaus ( )
-Não ( ) nunca fui lá ( )
A pontuação correta das frases acima é:

Na passagem “A juventude de hoje vive um processo inusitado na história: tem saudades daquilo...” (l. 1-2), os dois pontos podem ser substituídos, sem alterar o sentido, por:

Assinale o trecho que apresenta pontuação adequada de acordo com as normas da língua culta.
"Como o solo não retém o calor, à noite o termômetro desce a 14 °C." (l. 23-24) Na passagem acima, o trecho em destaque indica: