Assinale a opção que apresenta substituição correta para o termo grifado no texto abaixo.

Assinale a opção que apresenta substituição correta para o termo grifado no texto abaixo.


Com base na leitura do texto, julgue os itens seguintes.
A coerência e a coesão do texto não seriam prejudicadas se o trecho “se o medo não fosse constante, as pessoas (...) a humanidade.” (l.3-4) fosse reescrito da seguinte forma: se o medo não for constante, as pessoas se unirão mais e incendiarão de entusiasmo a humanidade.Assinale a alternativa correta sobre o preenchimento correto dos espaços em branco.
I – A maioria dos problemas que ocorrem no país provêm de causas _________.
II – Todas as pessoas no evento usavam camisetas ____________.
III – Ela utilizou pretextos _________.
O verbo flexionado no singular que também poderia estar corretamente flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração fosse feita na frase, está sublinhado em:
Pereira pretendia levar à tela o livro São Bernardo (1934), de Graciliano. (6º parágrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está empregado em:
Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente...
A transposição da frase acima para a voz passiva terá como resultado a forma verbal:
É importante que a inserção da perspectiva da sustentabilidade na cultura empresarial, por meio das ações e projetos de Educação Ambiental, esteja alinhada a esses conceitos.
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o verbo grifado na frase acima está em:

Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
O emprego de formas verbais no pretérito imperfeito, como, por exemplo, “Procurávamos” (l.16) e “Conhecíamos” (l.19), está associado à ideia de habitualidade, continuidade ou duração.
A voz reflexiva está empregada em:
Considere as frases abaixo.
I. No verso O que a gente aprendia naquele lugar era só ignorâncias, o verbo destacado pode ser flexionado no plural, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
II. Em seguida ao termo voz, no verso e na sua voz uma candura de Fontes, pode-se acrescentar uma vírgula, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
III. Sem que nenhuma outra alteração seja feita, no verso e nem há pedras de sacristias por aqui, o verbo pode ser substituído por existe, mantendo-se a correção e o sentido original.
Está correto o que se afirma APENAS em