Questões sobre Texto

Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue os itens de 5 a 7 quanto à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.

“a”, em “que a criticam” (linha 15): “Lei Maria da Penha” (linha 14).
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue os itens de 5 a 7 quanto à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.

“os”, em “os que apresentam” (linha 28): “conflitos domésticos violentos” (linhas 27 e 28).
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 8 a 14.

No texto, caracterizado como dissertativo‐argumentativo, o autor utiliza dados percentuais de casos de agressão contra a mulher no Brasil para comprovar a necessidade de uma legislação que preveja punições mais rigorosas para os crimes de violência doméstica no País.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 8 a 14.

Segundo a pesquisa mencionada no texto, 11% dos homens que cometem violência doméstica no Brasil justificam seu ato por ser a Lei Maria da Penha insuficiente para impedi‐los da agressão.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 8 a 14.

Os vocábulos “ciúme”, “atribuída” e “reúne” são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 8 a 14.

A oração “ao falar com o agressor” (linha 20) expressa, em relação à oração anterior, circunstância de consequência.
  • C. Certo
  • E. Errado
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As informações do editorial indicam que o Brasil
  • A. conseguiu um tímido desempenho no ambiente de negócios, que só não foi melhor porque muitas providências estavam atreladas a votações no Congresso.
  • B. obteve um progresso considerável no ranking do Banco Mundial, o que fez o país aproximar-se de seus vizinhos com bom desempenho na América Latina.
  • C. contrariou o ambiente de negócios que vem se desenhando na maior parte do mundo, pois, assim como outros países da América Latina, não apresentou nenhuma melhora.
  • D. manteve uma colocação desonrosa no ranking do Banco Mundial, considerando-se que no país não foram registradas reformas que melhorassem seu desempenho.
  • E. está em uma colocação vexatória no ranking do Banco Mundial, apesar de o país ter subido 16 posições e se destacado na América Latina pelo seu desempenho.
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Considere as passagens:

• ... combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público. (2o parágrafo)

• Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. (6º parágrafo)

• ... dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. (7º parágrafo)

Conforme o contexto em que ocorrem, as expressões em destaque significam, correta e respectivamente:

  • A. intermitente; justo; grupo restrito; que têm efeitos.
  • B. fortuito; amistoso; conjunto ordenado; que se refletem.
  • C. continuado; favorável; mistura confusa; que recaem.
  • D. ocasional; sentimental; ajuntamento incoerente; que amenizam.
  • E. frequente; harmonioso; compilação minuciosa; que se revertem.
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Na condição de professor por vocação e destino, o autor se vê como
  • A. um velho pedagogo odiado pelos deuses, que está se redimindo dos defeitos que demonstrou na condução de sua carreira profissional.
  • B. alguém que está envelhecendo na benfazeja companhia de jovens cujo universo, além de tudo, poderia propiciar-lhe farta matéria para a arte da ficção.
  • C. um escritor a quem o destino brindou com o talento da boa pedagogia, fazendo justiça a quem os deuses prezam pelo exercício dessa qualidade.
  • D. um profissional dividido, uma vez que a pedagogia e a arte literária constituem um campo de disputas inconciliáveis entre ficção e ensino.
  • E. alguém a quem foi reservado tanto o privilégio da criação literária como o gosto pela avaliação crítica dos resultados dessa criação.
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O autor do texto se posiciona claramente contra
  • A. os efeitos nocivos da propaganda, quando se vale de recursos das artes tradicionais para vender produtos de grande significação social.
  • B. as teses idealistas acerca do que seja o belo, que propagam modelos estéticos ligados a um passado clássico que hoje não guardam qualquer sentido.
  • C. a exploração comercial de produtos ligados à estética feminina, como os cosméticos, que ele julga perverter o padrão ideal de beleza.
  • D. a disseminação de padrões de beleza inatingíveis que atendem a um ávido interesse econômico e acarretam infelizes obsessões às mulheres.
  • E. a reprodução de modelos de beleza que levam as mulheres a encontrar em si mesmas uma fonte de prazer sem qualquer relevância social.
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