Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no poema acima, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se as relações entre os termos da oração, verifica-se ambiguidade no emprego do adjetivo “pensativos” (v. 40), visto que ele pode referir-se tanto ao termo “vossos mortos” (v.38) quanto ao núcleo nominal “olhos” (v.40).
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Cecília Meireles escreveu: “Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém… que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.” O único termo que não desempenha a função de objeto direto no trecho acima é
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Na frase “Saí de casa a caminho da casa do amigo Vergara, com quem jogava xadrez nos tempos idos”, extraída do conto “O Batizado da Vaca”, de Chico Anysio, o verbo JOGAR está empregado com a mesma transitividade da preposição COM que o verbo usado na seguinte frase:
Considerando a função dos pronomes pessoais como complementos verbais, assinale a alternativa que expressa INCORRETAMENTE a relação entre o pronome e a função por ele desempenhada.
Banca:
Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
“Assim, alguns membros se destacam, pleiteiam cargos e acabam tornando-se dirigentes, enquanto os demais exercem alguns dos seus direitos de cidadania.”
O termo sublinhado em Sabe-se quão barbaramente os ingleses subjugaram os hindus exerce a função de ......, a mesma função sintática que é exercida por ...... na frase Cometeram-se incontáveis violências contra os hindus.
Preenchem corretamente as lacunas do enunciado acima, respectivamente:
Releia: “ É por isso que uma cidade do interior é muito melhor que a periferia das grandes cidades, pois lá existe diversificação profissional e social” . Segundo a regra gramatical, a concordância com o verbo grifado é:
Assinale a alternativa que traz a função sintática CORRETA que a oração subordinada desempenha: “ Todavia, especialistas afirmam que o problema não decorre somente da falta de dinheiro (...)”
Assinale a alternativa que traz a função sintática CORRETA que a oração subordinada desempenha em relação à principal: “ Fialho destaca que não basta convocar concursos”
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes com base nas estruturas linguísticas do texto.
No trecho “essa propensão tenderá à aceleração” (R.25), o uso do sinal indicativo de crase não é obrigatório, haja vista que o verbo tender, com o sentido empregado no texto, pode ter complementação direta ou indireta, isto é, com ou sem preposição.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima.
No trecho “A diferença é que aqui o tráfico controla territórios com armamento de guerra” (l.22-24), a oração introduzida por “que” complementa o sentido do nome “diferença”.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.
Em “que ele chama metafísica dos costumes” (L.1-2), o trecho em itálico, que exerce, na oração, a função de complemento verbal, deveria estar precedido da preposição de.
Banca:
Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP)
Assinale a alternativa que apresenta a função sintática dos termos: risonho e contentes, no período “Traziam ao menino os mimos de Natal, que ele aceitou risonho, batendo palmas contentes” (l. 2).
Ao despachar numa ação civil pública, o juiz ordenou a citação do réu da seguinte forma: “Cite-se-o”. Relativamente à construção utilizada pelo magistrado, leia as quatro afirmações numeradas em algarismo romano e em seguida preencha uma única opção correta dentre as letras “a”, “b”, “c” e “d”.
I – A construção está correta, constituindo legítimo exemplo de voz passiva sintética, onde o pronome “se” é partícula apassivadora e o pronome pessoal do caso oblíquo “o” faz as vezes do sujeito “réu”.
II – A construção está errada. Constitui solecismo condenado pelos gramáticos a combinação de “se” com os pronomes “o”, “a”, “os”, “as”.
III – A construção está errada, devendo ser substituída pela forma analítica “que seja citado o réu” ou pelas forma s...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, relativos à estrutura gramatical e vocabular do texto.
As expressões “no uso comercial de palavras” (l.5) e “no uso inflacionado” (l.14) correspondem, respectivamente, aos complementos indiretos das formas verbais “Pense” (l.4) e “estende-se” (l.15).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do vocabulário e das estruturas linguísticas empregados no texto II, julgue C ou E.
O período iniciado na linha 14 está na ordem indireta, como demonstra, por exemplo, a antecipação da oração "de criar a menor representação das coisas" (l.15), a qual exerce a função de complemento do nome "privado" (l.17).
Banca:
Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Assinale a alternativa correta. Em ...terá deixado à solta um assassino que executou pessoas apenas por discordarem de sua organização terrorista...., temos, em destaque, respectivamente,
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
No trecho “resultou na renúncia do Presidente Richard Nixon, em agosto de 1974”, emprega-se a preposição DE (em do= de+o) como um conector entre dois substantivos; nessas condições, o segundo substantivo, então, repete sintaticamente a mesma função que se detecta em
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Na composição de um texto, alguns elementos lingüísticos expressam circunstâncias diversas, com a finalidade de imprimir coerência à escrita. O fragmento que apresenta corretamente um desses elementos e a circunstância que ele expressa é
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.
Confissão de Allan Poe, o título do texto, e construção de Brasília são estruturas semelhantes sintaticamente, pois são formadas por substantivo abstrato mais preposição de seguida de outro substantivo, o qual, no título do texto, desempenha papel de agente — pelo qual se entende que Allan Poe fez uma confissão — e, em construção de Brasília, desempenha papel de paciente.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à organização, à linguagem e aos aspectos gramaticais do texto, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
No quinto parágrafo, o autor constrói, para a forma verbal "reduz" (l.17), um complemento verbal composto: "a tenacidade do esforço humano" (l.17) e "em centenas e centenas de séculos" (l.17).
“Entretanto, após algumas décadas de excessivo crescimento dos gastos governamentais e da crise financeira que se abateu sobre inúmeros governos...” (L.7-9)
Assinale a alternativa que indique corretamente a quantidade de complementos nominais no trecho acima.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
Em 'homem se arriscar demais e perder dinheiro' (l.2-3), as palavras sublinhadas exercem a função sintática de complemento direto dos verbos que as antecedem.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base na compreensão das idéias e nos elementos lingüísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na oração “A legislação brasileira oferece aos trabalhadores diversas garantias” (l.3-4), o verbo oferecer rege objeto direto de pessoa e objeto indireto de coisa.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens quanto ao emprego das estruturas sintáticas do texto.
Na passagem "lembra Antônio Vieira que o pregar é em tudo comparável ao semear" (l.2-3), o termo "Antônio Vieira" funciona como complemento (objeto direto) do verbo lembrar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à organização das idéias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 103 a 112.
Na oração "Nada lhe empana a lucidez do espírito, nada" (l.20), cujo sujeito é "lucidez do espírito", a forma verbal "empana" rege um complemento indireto, "lhe", e um direto, "Nada", repetido ao final do período.
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Nas estrofes destacadas ocorrem dois acentos graves. Considere que, nas alternativas abaixo, está implícito que o acento grave é indicador da contração da preposição a com o artigo definido a; que o artigo a antecede palavra feminina; que o objeto indireto e o complemento nominal são termos preposicionados. Posto isso, em qual das alternativas abaixo há a justificativa CORRETA para um dos acentos graves acima destacados?
Assinale a alternativa em que, respectivamente, a função sintática dos termos Paraisópolis (L.9), na vizinha Paraisópolis (L.20) e de Paraisópolis (L.29-30) esteja corretamente indicada.
Em "A exploração do petróleo", o termo "do petróleo" é um complemento nominal, pois, nesse caso, o termo anterior corresponde a um verbo: exploração do petróleo = explorar o petróleo. O item cujo termo sublinhado está no mesmo caso é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base nas estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 13, a palavra "orgulhosos" é um adjetivo que está, no contexto, exercendo a função sintática de predicativo de "IRIB" e "Colégio Notarial", ambos objetos diretos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Analisando-se sintaticamente o último período do texto, constata-se que: seja consumada a iniqüidade substitui o objeto direto de espero, sem alterar a transitividade do verbo; nele identifica-se anástrofe (inversão na ordem direta); que anunciam para breve (l.30-31) é oração adjetiva; da iniqüidade (l.30) é complemento nominal.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito das estruturas lingüísticas do texto de Vieira, julgue os itens subseqüentes.
Em uma resposta à pergunta que havia de nascer? (l.7) em que todos os termos da oração fossem explicitados, a frase Uma mata brava, uma confusão verde seria o objeto direto da estrutura.
Encontraram um fóssil no Vale do Jequitinhonha. Antes de removerem o fóssil para o centro de arqueologia, submeteram o mesmo ao tratamento indispensável a toda descoberta importante, fotografaram o fóssil e pediram segurança para poupar o fóssil da ação dos curiosos.
Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, referentes ao texto acima.
A forma verbal “busca” (l.28) tem como sujeito o elemento “decisão” (l.24) e se complementa por dois objetos: um direto, “a melhoria da infra-estrutura” (l.28), e outro indireto, “mas um planejamento adequado do espaço portuário e da sua acessibilidade bem como uma gestão integrada que venha a fortalecer as economias regionais” (l.28-31).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as regras da norma culta, o complemento nominal integra ou limita o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio por meio de uma preposição. No primeiro parágrafo do texto, há 4 orações completivas nominais.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à estrutura, às idéias e à sintaxe do texto I, julgue os itens que se seguem.
Nas frases em que aparecem, as expressões “o equador” (l.24), “o gigantesco rio da Amazônia” (l.24) e “o destaque do Pará na linha equatorial” (l.26) exercem a função de objeto direto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto II, julgue os seguintes itens.
Na oração em que é usada, a forma verbal “coincide” (l.30) é complementada por dois objetos indiretos: “de espaços restaurados” (l.31) e “do aeroporto internacional de Belém” (l.31-32).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
O trecho “que o termo comunicação carrega, no mundo moderno, as marcas de sua ambiguidade original” (l. 15 a 17) exerce a função de complemento verbal no contexto em que ocorre.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
Em “Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários” (l.16-18), as palavras sublinhadas desempenham a função sintática de objeto direto dos verbos a que estão ligadas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto II, julgue os seguintes itens.
Na oração em que é usada, a forma verbal “coincide” (l.30) é complementada por dois objetos indiretos: “de espaços restaurados” (l.31) e “do aeroporto internacional de Belém” (l.31-32).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes, relativos a aspectos sintáticos do texto.
Os segmentos “Nos anos seguintes” (l.30) e “para a aceleração do crescimento da cidade” (l.31) exercem, respectivamente, as funções de adjunto adverbial e de objeto indireto.
Leia o texto abaixo e responda em seguida às questões propostas.
"O momento é grave e a gigante do software tem dois desafios básicos a vencer: migrar a atual base instalada de clientes que ainda usam o Windows NT e convencer o resto do mundo de que os servidores Windows são uma melhor opção do que as alternativas open-source."
São freqüentes em português casos de verbos intransitivos que passam a ser usados transitivamente com valor causativo, conforme ocorre com o verbo migrar na frase acima. De...
Sobre a sintaxe do período Parece haver um abismo de mútua incompreensão entre os médicos e seus pacientes, é CORRETO afirmar que o termo abismo de mútua incompreensão é um
1. “Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: ‘Qual a qualidade da minha vida?’.” (quinto parágrafo)
2. “Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: ‘Porque sem dinheiro não se vive’.” (segundo parágrafo)
3. “Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade.” (terceiro parágrafo)
4. “O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso ...
Relacione as colunas de acordo com a transitividade verbal nos contextos abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados.
1. intransitivo
2. transitivo direto
3. transitivo indireto
4. transitivo direto e indireto
( ) “Os Estados Unidos ocupam um modestíssimo...”
( ) “...ONG inglesa surge na esteira...”
( ) “...permitir às pessoas a conquista da felicidade.”
( ) “...remete à figura romântica do "bom selvagem...”