
A correção gramatical e as idéias do texto I seriam mantidas caso se substituísse
"Então (...) livre" (L.6-8) por Nessa época não se concedia liberdades, a manifestação do pensamento ou o direito a informação e à liberdade de locomoção.

A correção gramatical e as idéias do texto I seriam mantidas caso se substituísse
"Então (...) livre" (L.6-8) por Nessa época não se concedia liberdades, a manifestação do pensamento ou o direito a informação e à liberdade de locomoção.
Em frente a uma mercearia, há um cartaz que diz o seguinte.
As entregas são feitas por Alberto, que utiliza uma bicicleta para realizar o serviço.
A partir da situação descrita, julgue os itens a seguir.
Para que a frase escrita no cartaz em frente à mercearia respeite as regras gramaticais, é obrigatória a substituição da expressão "entregam-se" por entregamos.
Assinale, na folha de respostas, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
......, na última hora, as normas que ...... com tanta antecedência.
Considerando o texto I, julgue os itens a seguir.
Mantêm-se as relações semânticas e preserva-se a correção sintática do primeiro período do texto ao se substituir "indo além" (l.2) por porque vai além

A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
O emprego dos pronomes em "a mim me toca" (L.2) constitui uma figura de pensamento que tem a função de atenuar com modéstia o uso da primeira pessoa do singular, tornando o texto mais modalizado e elegante.

A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
A repetição de sons das palavras e o ritmo dela decorrente constituem características próprias do verso e configuram-se como recursos inadequados para os pronunciamentos parlamentares ou cerimoniais, de acordo com o que demonstram as escolhas estilísticas do texto.
Com referência aos recursos retóricos e semânticos do texto II, julgue os itens subseqüentes.
O emprego do neologismo "septuagenariedade" (L.15) é um recurso estilístico de ênfase e expressividade, bem como as inversões sintáticas que perpassam o texto.
As questões 15 a 20 mostram frases escritas de modo diverso; devem ser indicadas as formas mais adequadas de cada uma dessas frases em cada uma das questões.
Hepatite tem um sufixo - -ite – com o significado de "inflamação"; o vocábulo abaixo que possui sua significação corretamente indicada é: