A transposição de uma frase na voz ativa para sua exata correspondente na voz passiva ocorre em:
A transposição de uma frase na voz ativa para sua exata correspondente na voz passiva ocorre em:
Os verbos de estado indicam: estado permanente, estado transitório, mudança de estado, aparência de estado e continuidade de estado. A frase do texto 1 que mostra um verbo de estado com valor de mudança de estado é:
Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários.
A afirmativa inadequada sobre os componentes sublinhados nesse segmento do texto 1 é:
O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.
Esse segmento do texto 1 está realizado em voz ativa; a forma verbal passiva correspondente que é indicada de forma inadequada é:
Os revestimentos das paredes isolam o calor. (3º parágrafo)
Essa oração está corretamente reescrita na voz passiva em:
Mas não nos iludamos. (7º parágrafo)
Reescrevendo-se a frase acima com a forma verbal na voz passiva, a construção correspondente deverá ser:
Transpondo-se para a voz passiva a frase Na verdade, a Segunda Guerra salvou os Estados Unidos (...), fortalecendo a sua indústria, as formas verbais resultantes deverão ser, nesta ordem:
Na transposição da frase dada para a voz passiva, a correta forma verbal resultante é a que está indicada em:
Tome tenência, velho Braga. Deixe a nuvem, olhe para o chão (...)
Utilizando-se o tratamento da 2ª pessoa do singular, a sequência das formas verbais da frase acima deverá ser:
Está correto o emprego de ambas as formas verbais sublinhadas na frase: