Aponte a alternativa em que ocorreu transgressão gramatical no emprego do pronome de tratamento.
Em relação ao texto da questão anterior, é incorreto afirmar que
As funções sintáticas das palavras sublinhadas estão corretamente indicadas nos parênteses, EXCETO em:
TENDO EM VISTA ASPECTOS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL, PONTUAÇÃO E CRASE, RESPONDA ÀS QUESTÕES 09 E 10, ASSINALANDO, PARA CADA QUESTÃO:
I. Três horas depois, o padre informou que eles podiam casar-se.
II. A promoção à qual nós aspiramos permitiria a todos, na próxima reunião, novas reivindicações.
III. Alguém referiu-se às respostas dos alunos, o que provocou, sem dúvida, certo descontentamento.
Caso a expressão Qualquer disputa (l.21 e 22) fosse substituída por Quaisquer disputas, quantas outras palavras da frase em que ela aparece deveriam obrigatoriamente sofrer modificações devidas à concordância?
Observe as palavras do texto:
- profissão, corretamente escrita com ss;
- revolução, corretamente escrita com ç.
Nos exemplos seguintes, preencha os espaços em branco com ss ou com ç, conforme for o correto:
I. A empresa obteve a conce_____ão daquela linha de produtos.
II. Aquele tecido possuía boa capacidade de absor_____ão de líquidos.
III. Ele teve uma progre_____ão rápida na carreira profissional.
IV. Era apenas uma simples erup_____ão da pele.
Os espaços em branco foram corretamente preenchidos com:
TEXTO II (questões 9-15)
No texto, observe a palavra disfunções, no plural e terminando em -ões, mas que no singular, ela termina em -ão. Há, porém, palavras terminadas em -ão, que fazem o plural em -ãos, como mãos, e em -ães, como pães. Assinale a alternativa que contém exemplos com palavras que fazem o plural, respectivamente, em -ãos, em -ões, em -ães:
Assinale a relação de condição incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
SeHá, entre as opções abaixo, apenas uma em que as concordâncias verbal e nominal estão de acordo com a norma padrão. Identifique-a.