O segmento sublinhado em Assim usam meus netos (1o parágrafo) exerce, no contexto, a mesma função sintática que o sublinhado em:
O segmento sublinhado em Assim usam meus netos (1o parágrafo) exerce, no contexto, a mesma função sintática que o sublinhado em:
Assinale a alternativa em que a alteração sugerida de substituição de termo não acarreta erro gramatical ou que corrige erro existente no Texto 01:
Quanto à sintaxe da oração “O século XXI promove revoluções movidas a likes.” é correto afirmar que o predicado em destaque é:
Assinale a alternativa em que está correta a identificação do emprego gramatical, no texto, da palavra destacada.
Assinale a alternativa em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte trecho do texto: “Não foi fácil. O trigo demandou muito deles” (linha 7).
Assinale a alternativa em que a substituição proposta manteria a correção gramatical e a coerência das ideias do texto.
No excerto “[...] achava que só as crianças podiam e deviam chorar [...]” (linhas 5 e 6), o elemento “que” apresenta a mesma função sintática daquele destacado em:
Considere as seguintes afirmações.
I - A frase Desde ontem procuro fazer a conferência, mas não posso (I. 31-32), se estivesse em discurso indireto, poderia ser reescrita como Seu Ribeiro disse que desde o dia anterior procurava fazer a conferência, mas não podia.
II - O trecho Isso é comigo? Disse D. Gloria, esticando-se (l. 39), se estivesse em discurso indireto, poderia ser reescrito como D. Glória, esticando-se, perguntou se aquilo era com ela.
III - A frase Pensei que não interrompesse (I. 49), se estivesse em discurso indireto, poderia ser reescrita como D. Glória disse "pensei que não interrompesse".
Quais estão corretas?
Em relação à função sintática das expressões destacadas abaixo, assinale com V (verdadeiro) se a análise está correta ou com F (falso) se a análise está incorreta.
( ) A expressão a deusa da memória (I. 22) desempenha a função sintática de predicativo do sujeito.
( ) A expressão a mãe das artes(I. 27) desempenha a função sintática de adjunto adnominal.
( ) A expressão sua existência (I. 29) desempenha a função sintática de complemento verbal.
( ) A expressão dois modos de rememoração(l. 35) desempenha a função sintática de agente da passiva.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que preserva o sentido original e a correção gramatical do seguinte trecho do texto CG1A1AAA: “A democracia... povo” (l. 2 a 5).