“Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos”.
Respeitando-se o paralelismo, as formas que podem substituir adequadamente as formas nominais sublinhadas são:
Banca:
Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Em “Gostar dela será, nesse caso, como gostar de um filme de grande sucesso ou de um livro bestseller.”, o termo destacado é uma conjunção que, no período, expressa
O trecho do Texto I “não telefono para ninguém até que minha caderneta resolva aparecer.” (l. 36-37) pode ser reescrito, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma:
No Texto I, o uso do travessão em “Como dizia um conhecido — para meu horror e indiferença dos demais participantes da conversa:” (l. 7-9) constitui recurso argumentativo, uma vez que