que vise à promoção de políticas de controle; nesse segmento de texto 1 emprega-se corretamente a regência do verbo visar, que muda de sentido conforme seja transitivo direto ou transitivo indireto.
O verbo abaixo em que NÃO ocorre a mesma possibilidade de dupla regência e duplo sentido é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.
O emprego do acento grave em “às receitas” (l.27) decorre da regência do verbo “adaptar” (l.26) e da presença do artigo definido feminino determinando o substantivo “receitas”.
I. Os mal-entendidos que nem se imaginavam existir no que concerne da universalidade da música devem-se à confusão criada entre o fenômeno e a linguagem da música.
II. Constam que todos os povos cultivam formas musicais, salientando-se as que apresentam um ritmo mais batido, que nos impelem de dançar.
III. Assiste-se, nos dias de hoje, ao fenômeno da expansão abusiva de músicas comerciais, pela qual são responsáveis os ambiciosos produtores de discos e diretores de rádios.
É inteiramente adequado o emprego de todas as formas verbais SOMENTE em
Banca:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Leia o trecho a seguir.
“Os meios de transportes, e comunicação em massa, as mercadorias, casa, alimento e roupa, a produção irresistível da indústria de diversões e informação trazem atitudes e hábitos prescritos, certas reações intelectuais e emocionais que prendem os consumidores mais ou menos agradavelmente aos produtores e, através destes, ao todo.” (texto 3)
Quanto à regência, os verbos destacados são respectivamente:
Como há de fato quem confunda a gritante aberração com a alta criação, o falsário dá-se por recompensado enquanto recebe os parabéns de quem o “curtiu”.
Caso a frase acima iniciasse com a expressão Se houvesse de fato, as formas verbais sublinhadas deveriam ser substituídas, na ordem dada, por:
A forma verbal “houvera”, no texto 3, corresponde à forma simples do mais-que-perfeito do indicativo do verbo haver; as formas compostas equivalentes a essa forma simples são:
“A(1) esses perigos eles resistiam, pois àquela(2) altura já se haviam acostumado a(3) tais infortúnios, mas, por fim, chegaram a(4) um lugar onde o caminho era estreito demais para os elefantes e até para os animais de carga.”
Nesse segmento do texto 4 há quatro ocorrências numeradas da preposição A; dessas quatro ocorrências, as exigidas pela regência verbal são:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência aos sentidos e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto, o uso das formas verbais no modo subjuntivo em “desenvolva” e “aumentem”, ambas na linha 9, reforça a ideia de hipótese conferida ao substantivo “tendência” (l.8).
Na frase Caso os leitores ...... (vir) a ler o jornal com maior rigor, certamente ...... (poder) perceber os estereótipos que ...... (predominam) nas reportagens de hoje, as lacunas serão corretamente preenchidas, na ordem dada, por:
Banca:
Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa em que o verbo “aspirar” esteja empregado corretamente.
O verbo “lembrar” pode ser usado como verbo transitivo direto ou como verbo transitivo indireto. Quando transitivos indiretos são pronominais. No texto há a presença do verbo “lembrar” como transitivo direto em “Lembro histórias que minha mãe contava: [...]”. Assinale a única alternativa em que a regência do verbo “lembrar” está incorreta.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Se, no lugar do trecho destacado em “e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se apresentaram no festival” (linhas 18 e 19), o autor utilizasse a construção da maioria das bandas, conforme a norma-padrão, o verbo da nova redação
“Não vejo nenhum sentido nisso, [...]” (7º§). O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado anteriormente é o que se encontra destacado em:
...os supostos da modernidade (...) dependem, para se materializarem, da força do Judiciário... O verbo que possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento que o sublinhado acima está empregado em:
No período É possível que eu o diga de um modo que provavelmente pareça patético, o autor utiliza os verbos dizer e parecer no presente do subjuntivo. Encontram-se estes mesmos tempo e modo verbais em:
“É bom lembrá-las sempre, principalmente no horário político, quando sua irritação com a propaganda que atrasa a novela pode levá-lo a preferir outra coisa”. Nesse segmento do texto 3, a forma “a preferir” pode ser adequadamente substituída por outra forma oracional, que é:
Banca:
Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
Leia os versos a seguir, extraídos da poesia “O guardador de rebanhos”, de Fernando Pessoa. Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Assinale a alternativa em que houve problema de regência na reescrita do verso: “eu nunca guardei rebanhos”.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
A forma verbal “pertence” (l.36) está empregada no texto no sentido de participa, podendo ser por esta substituída, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido do período.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Assinale a alternativa que reescreve a frase – Embora infartos não matem tanto quanto antes, a mudança de perfil na população permitiu que a doença cardiovascular continuasse à solta. – com os verbos em correta relação de modo e tempo.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Considerando as regras de regência, do emprego da crase e da concordância, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases relacionadas ao texto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 8, a forma verbal “implica” aceita dupla regência, razão pela qual pode ser seguida por “a”, como no texto, ou por na, ao reger o elemento “negação”.
A Amazônia tem também a maior bacia fluvial do mundo... (1º parágrafo) Nas frases transcritas do Texto I, o verbo que exige o mesmo tipo de complemento do grifado acima está em:
O Nordeste não vem em sua poesia como um tema ou uma imposição doutrinária... (Texto III, 3º parágrafo) Nos segmentos transcritos do Texto III, o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Leia o texto para responder às questões de números 41 a 47.
Considerando-se as regras de uso do acento indicativo de crase, as lacunas presentes no primeiro parágrafo do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por
As lacunas da frase Um prefácio ...... nossa inteira atenção esteja voltada certamente conterá qualidades ...... força é impossível resistir preenchem-se adequadamente, na ordem dada, pelos seguintes elementos:
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Leia o seguinte trecho para responder às questões de números 06 e 07. A pesquisa encontrou um dado curioso: homens com baixos níveis de testosterona tiveram uma resposta imunológica melhor a essa medida, similar _____________. A alternativa que completa, corretamente, o texto é:
As frases das seguintes alternativas foram extraídas do texto e alteradas. Assinale aquela que apresenta problema no que tange à regência e/ou uso do acento indicador de crase.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Na tentativa de substituição (com adaptações, se necessárias) da forma verbal destacada em: “[...] mesmo que DISCUTAMOS como defini-lo [...]” (parágrafo 3), comete-se ERRO de flexão ao empregar:
Levando em consideração a frase “Caso as benesses sejam aprovadas, cabe ao governo vetá-las?” (1° parágrafo) e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
Analise as seguintes afirmações sobre o texto. I. A expressão “até” (4º parágrafo) reforça o reconhecimento da correlação citada pelo autor no período anterior. II. A expressão “até” (6º parágrafo) reforça o julgamento que o autor faz da MP 627 no parágrafo anterior. III. A flexão de grau do adjetivo “generoso”, no 1º parágrafo, deixa implícito um julgamento do autor do texto a respeito do tema tratado. É correto o que se afirma em
Levando em consideração o 2º parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas abaixo. I. A flexão do termo “retomada” no plural obrigaria a flexão de somente mais três palavras para manter adequada a concordância. II. No primeiro período, pode-se optar pela flexão do verbo “ser” no presente do indicativo, no entanto haveria diferença semântica. III. A forma “que se deseja construir” pode ser permutada para “que deseja ser construída”, sem prejuízo para o sentido ou para a organização sintática da frase. É correto o que se afirma em
Levando em consideração o último parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas abaixo.
I. Em “dada a especificidade histórica da sociedade brasileira e latino-americana”, é opcional a flexão no plural do termo destacado, sem a necessidade de quaisquer outras alterações para a manutenção do sentido e da correção gramatical.
II. No penúltimo período, a expressão “em favor de” pode ser substituída pela oração “que vá de encontro a”, sem que haja prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical do trecho.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
O texto apresenta construções com os verbos “pedir” e “ir” que merecem correção, pois estão em desacordo com a norma-padrão. Assinale a alternativa em que eles estão empregados corretamente.
Considerada a substituição do segmento grifado pelo que está entre parênteses ao final da transcrição, o verbo que deverá permanecer no singular está em: