I. As emoções negativas, embora desagradáveis, podem servir de alerta para o indivíduo de que há um problema que precisa ser resolvido ou prepará-lo para experiências futuras.
II. A partir do século VXIII, começou a ganhar força a ideia que temos de evitar as sensações negativas.
III. É consenso entre os pesquisadores de que grande parte da felicidade, assim como a personalidade, é determinada já no nascimento.
IV. Ver um projeto que você dedicou mais de um ano dar certo traz uma satisfação indescritível.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Leia o que segue. I. Muitos dos que assistiram o simpósio sobre reciclagem saíram desapontados. II. Muitos catadores antipatizam com os projetos da prefeitura. III. A comunidade visa uma política mais eficiente para a destinação do lixo. IV. Alguns moradores aspiram uma cidade mais limpa. De acordo com a norma padrão da língua, a regência verbal está correta em
A respeito do uso do acento grave em: “ O nosso desafio é oferecer o acesso à saúde principalmente às populações de baixa renda” está CORRETO afirmar que é:
O texto a seguir servirá de base para responde às questões 02 a 05.
Foram retirados propositalmente os pronomes do excerto acima. Tendo em mente a regência verbal adequada, assinale a alternativa que completa as lacunas deixadas:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, tomando como foco estruturas linguísticas e elementos semânticos do texto.
Na linha 8, o verbo redundar é empregado com o mesmo sentido e a mesma regência que o empregado na seguinte frase: Redundaram, no discurso do diretor, elogios aos funcionários.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à estrutura textual e a aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 10, o pronome “lhes” poderia ser substituído por os, sem prejuízo da correção gramatical do texto, dada a possibilidade de dupla regência do verbo oferecer.
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em “não havia psicanalistas” (1º§), a forma verbal “havia” poderia estar no plural, concordando com “psicanalistas”.
( ) Em “onde os seres imortais se manifestavam” (1º§) a palavra destacada pode ser substituída, sem que haja alteração do sentido do período, por nos quais.
( ) A colocação de uma vírgula depois do termo “perguntou” (1º§) mantém o sentido e a correção gramatical do período.
( ) Em “mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe” (2º§), a palavra em destaque pode ser substituída, s...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere a aspectos gramaticais e formais do texto acima, julgue os itens seguintes.
No segmento “capacitar os servidores públicos ao melhor atendimento” (l.26), caso a preposição “a” fosse substituída por para, a regência do verbo estaria igualmente correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que concerne à organização textual, às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Na linha 4, considerando-se o sentido do texto, é correto afirmar que o verbo “orientar” não rege complemento e o verbo “facilitar” rege complemento direto.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Observe a regência dos verbos destacados no trecho “Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. ” (parágrafo 12). A opção em que a regência do verbo destacado está em DESACORDO com a norma culta da língua é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência às estruturas linguísticas empregadas no texto, julgue os itens subsequentes.
Estaria gramaticalmente correto o emprego da preposição a antes de “toda a população” (R.6) — a toda a população — visto que a forma verbal “afetam” (l.5) apresenta dupla regência.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência às estruturas linguísticas empregadas no texto, julgue os itens subsequentes.
Na linha 31, a preposição “de” empregada antes de “que” é exigência sintática da forma verbal “dispõe”; portanto, sua retirada implicaria prejuízo à correção gramatical do período.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.
Observe três reescritas com base no trecho: … instituiu-se a recomendação de que os centros de saúde contassem com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
I. … recomendava-se que os centros de saúde contassem com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
II. … recomendou-se que os centros de saúde contavam com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
III. … recomenda-se de que os centros de saúde contam com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas linguísticas do texto.
O emprego do sinal indicativo de crase em “à acumulação” (l.5) e em “à busca” (l.6) deve-se à regência da forma verbal “se limitam” (l.5) e à presença de artigo definido feminino que antecede os substantivos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A presença da preposição a em “à aquisição” (l.11), “às possibilidades” (l.12) e “ao choque” (l.13) é exigida por “Enfrentam-se” (l.8); por isso, sua repetição é importante, pois explicita as relações entre termos tão distantes no período sintático.
Banca:
Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)
Em relação à regência verbal, marque V para a afirmação verdadeira ou F para a falsa.
( ) O verbo “agradecer” pede dois comple-mentos, um sem preposição e outro com preposição: Agradesceste o convite (OD) ao teu padrinho (OI)?
( ) O verbo “autorizar” pede dois complemen-tos, mas o objeto direto é sempre preen-chido por pessoa ou ser animado: Eu não a (OD) autorizei a entrar em minha sala (OI).
( ) O verbo “abraçar” muda o sentido con-forme a regência: O pai abraçou seus filhos; O pai abraçou-se com seus filhos.
( ) Os verbos “obedecer” e “desobedecer” pedem objeto indireto com preposição “a”.
( ) Na frase “Sugeriram-lhe de que eu fosse seu vice”, ocorre “deísmo”, ou seja, a pre-posição “de” deve ser excluída.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
Enfatiza-se a argumentação ao se utilizar “antecipação racional” (l.4) no plural, antecipações racionais; mas, para que também seja preservada a correção gramatical, é obrigatório flexionar no plural “é” (l.3) escrevendo-se são, e “qualquer” (l.4), escrevendo-se quaisquer.
A flexão do verbo TER e um de seus derivados, o verbo OBTER, foi feita corretamente nos trechos: “Cidades Mortas , de Monteiro Lobato, e Utopias Agrárias , de vários autores, têm uma conexão possível” (1º parágrafo) e “Um personagem, poeta, obtém o cargo de inspetor agrícola após declarar ter cultivado apenas 'batatas gramaticais' (2º parágrafo). Dos itens abaixo, todos com pares de frases com o verbo TER e derivados, o que apresenta as duas frases CORRETAS quanto à flexão dos verbos, de acordo com as normas da língua culta, é:
No trecho “esse conceito revalorizado de utopia qualifica reformas que visam o acesso à terra” (5º parágrafo), o verbo VISAR foi empregado em regência transitiva direta, em contexto no qual também admite regência com a preposição A. Nos itens abaixo, em que aparecem frases com verbos de dupla regência, aquele em que uma das frases está INCORRETA quanto à regência, pois, na língua culta, só se admite uma das formas, é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
O emprego de sinal indicativo de crase em "às armas" (l.5) justifica-se pela regência de "visam" (l.4) e pela presença de artigo definido feminino plural.
Assinale o trecho do texto adaptado de Maria Rita Kehl (O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009) em que, na transcrição, foram plenamente atendidas as regras de concordância e regência da norma escrita formal da Língua Portuguesa.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca dos elementos gramaticais presentes no texto, julgue os itens que se seguem.
No trecho “às forças cegas do processo social” (l.23), caso se substitua “forças cegas” por mecanismos cegos, será necessário trocar “às” por aos para se manter a correção gramatical.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos sentidos, às estruturas linguísticas do texto acima e às normas da correspondência oficial, julgue os próximos itens.
Na linha 13, o emprego do sinal indicativo de crase em “à democratização” e em “à participação” justifica-se pela presença de artigo definido feminino antes de “democratização” e de “participação” e pela regência de “recaía” (l.12).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, a respeito das ideias e de elementos linguísticos do texto acima.
Nas orações "O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a criação de um sistema informatizado" (l.1-3) e "O TCU também propôs ao MPOG a revisão do decreto" (l.7-8), os verbos empregados têm idêntica regência.
Banca:
Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
Questões da regência verbal condicionam o emprego do sinal indicativo da crase. No trecho a seguir, esse sinal foi empregado adequadamente: "A proibição à biografia de Roberto não pode significar uma brecha para a censura?" O emprego desse sinal também está adequado em uma das seguintes alternativas. Identifique-a.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Quando tem complementação, como na acepção usada em "sucumbimos" (L.1), o verbo sucumbir exige o emprego da preposição a, como em "aos nossos impulsos" (L.1). Por isso, se esse complemento estivesse no feminino plural, seria correto o emprego de às.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito das estruturas lingüísticas do texto acima e dos sentidos por ele produzidos, julgue os itens seguintes.
No último parágrafo do texto, o termo "governos", assim como a expressão "de empresas", complementa "compromisso ético" e, por isso, poderia vir precedido pela preposição de.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 25.
No primeiro período do texto, a partícula "a" ocorre tanto como preposição quanto como artigo: a primeira ocorrência é uma preposição exigida pelo emprego do verbo "levou"; a segunda ocorrência é um artigo que determina "formalização".
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Subentende-se, pelas relações de sentido que se estabelecem no texto, que "daquele" (l.15) retoma, por coesão, "fenômeno" (l.13), precedido pela preposição de, exigida por "dissociados" (l.14).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no texto acima, julgue os itens de 19 a 25.
O emprego da preposição antes do pronome, em "a que" (l.2), atende à regra gramatical que exige a preposição a regendo um dos complementos do verbo submeter.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
As opções abaixo apresentam trechos que constituem um texto adaptado do jornal Zero Hora (RS) de 3/3/2008. Assinale a opção em que há erro de regência.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir da leitura dos dois textos acima, julgue os itens de 13 a 20.
Pelo fato de "associado" (l.12) exigir que seu complemento seja regido pela preposição a, pode ser empregado o sinal indicativo de crase em "a outra cultura".
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A palavra "conforme" (l.6) está empregada com sentido e regência iguais aos que assume no seguinte período: O resultado da segunda pesquisa está conforme com o da primeira.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.
Na linha 16, a locução verbal "seja feita" está no singular e no feminino porque concorda com o termo antecedente "a melhor divisão das quedas d'água".
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Para que o trecho em questão atenda aos requisitos de correção gramatical e às qualidades de coesão, clareza e harmonia da norma escrita formal da língua portuguesa, deve-se, entre outros aspectos,
acrescentar a preposição de ao verbo “informo” (l.2), sob o raciocínio de que tal verbo é bitransitivo, regendo-se assim: informar alguém de alguma coisa.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
A ocorrência de "aos", tanto na linha 10 quanto na linha 11, deve-se à regência do verbo "disponibilizar" (L.10), que exige preposição a, e ao emprego de artigo definido masculino plural.
Identifique a alternativa que completa corretamente a frase quanto à regência verbal. "Sr. Vicente aspira __________ cargo de advogado. Para tanto, ele assiste ________ todas as audiências. Ele visa _______________ promoção imediata.
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
"Nos dez anos do projeto Pró-Criança Cardíaca, que atende a crianças (...)"
"(...) um projeto que (...) não visa a lucro algum (...)"
"uma necessidade cada vez maior de assistir as crianças cardíacas"
Nos pequenos trechos acima destacados, notam-se específicos casos de regência verbal. Trata-se, por exemplo, da regência do verbo assistir, em relação à qual vários gramáticos hodiernos têm aceito tanto a forma "o médico assiste ao doente" quanto a forma "os médicos assistem o doente". Das alternativas a seguir, assinale aquela que, respeitando a norma culta, está CORRETA, ou mais correta, no que concern...
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Considere as frases:
I. Muitos pais buscam culpados às atitudes dos filhos, sem refletirem à própria responsabilidade.
II. Jovens, capazes de monstruosidades, como espancar à pessoas inocentes, devem ser julgados pela gravidade de seus atos e não pela classe social à que pertencem.
III. À indignação social soma-se o reconhecimento de que é preciso reestruturar as relações entre as classes no Brasil.
O uso da crase e as regências verbal e nominal estão de acordo com a norma culta apenas em
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
"(...) o oculista lhe dá uma rosa." O enunciado acima destacado presta-se à exemplificação da regência verbal em conformidade com a norma culta. Em qual das alternativas abaixo há, em relação à norma culta, ERRO de regência verbal?
Assinale a alternativa em que, alterando-se o trecho construção de um diálogo (...) que as novas tecnologias permitem (L.89-92), não se obedeceu às regras gramaticais de regência verbal. Ignore as alterações de sentido em relação ao texto original.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Utilizando as informações dos textos III e IV e o conhecimento sobre o emprego das preposições, julgue os itens subseqüentes.
Por envolver a noção de [Ação], a forma verbal "implicará" (L.29) admite também a regência transitiva indireta com o emprego da preposição com, sem alteração do sentido original do texto III.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ainda com base nos verbetes citados no texto IV, julgue os próximos itens.
Nos versos da música Rapaz Caipira, de Renato Teixeira, "Qui m'importa, / qui m'importa / O seu preconceito qui m'importa", o verbo importar tem como objeto direto o termo "O seu preconceito".
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Considerando-se a regência, o emprego e a colocação pronominal, assinale a alternativa em que as orações em destaque no trecho - lá ficam quietos, guardados, disponíveis para o momento no qual precisamos deles e queremos reencontrá-los.- estão corretamente reescritas.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Caso se substitua o termo sublinhado na frase Meu nome é uma gaiola em que estou preso pelo termo ......, a expressão em que estou deverá ser substituída por ...... .
Banca:
Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP)
No período "No que se refere ao trabalho informal, a idéia dominante é a do apoio ao indivíduo, com ênfase em programas de concessão de microcrédito, para tocar o negócio." (l. 21-22), a preposição em é regida pelo:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
O emprego da preposição nos termos “ao meio ambiente” (l.9), “à responsabilidade” (l.9) e “aos cuidados” (l.10) deve-se à mesma relação sintático-semântica: a regência de “em relação” (l.9).
"com a qual ninguém deseja se identificar"; a utilização da preposição COM antes do pronome relativo QUE se deve à regência cobrada pelo verbo IDENTIFICAR-SE. A alternativa em que houve erro num caso semelhante de regência é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Utilizando as informações dos textos III e IV e o conhecimento sobre o emprego das preposições, julgue os itens subseqüentes.
No texto III, mantém-se a correção gramatical da frase: "poderá importar em um perigoso recuo do Estado" (L.23), mesmo se for suprimida a preposição "em".
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ainda com base nos verbetes citados no texto IV, julgue os próximos itens.
Segundo o dicionário mencionado, a regência de implicar está construída corretamente com ou sem a preposição em no período: As investigações precedentes do Ministério Público implicaram (em) legitimidade social e constitucional à instituição.
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
No tocante à REGÊNCIA VERBAL, analise as sentenças abaixo.
I. "...centenas de milhares de anos de vivência (...) deram aos homens e mulheres de hoje uma estrutura cerebral..." - o verbo sublinhado exige dois complementos.
II. "...a auto-estima depende sobretudo da qualidade de seus relacionamentos." - o verbo deste período exige, apenas, um complemento que vem regido de preposição.
III. "Ela quer atenção e carinho." - neste contexto o verbo existente exige um complemento regido de preposição.
IV. "Entender essa diferença é se livrar da pressão ..." - o verbo sublinhado não pede complemento.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Considerando-se a regência, o emprego e a colocação pronominal, assinale a alternativa em que as orações em destaque no trecho – lá ficam quietos, guardados, disponíveis para o momento no qual precisamos deles e queremos reencontrálos.– estão corretamente reescritas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os seguintes itens, relativos aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima.
O emprego da preposição "de" em "de que todos os seres humanos existentes hoje em dia são" (L.4-5) deve-se à regência da forma verbal "consolidaram" (L.3).
"era flagrado na caça ou no tráfico de animais silvestres"; nesse segmento do texto, os vocábulos "caça" e "tráfico" são seguidos da mesma preposição "de" e, por isso, o termo regido - "de animais silvestres" - pode vir após os dois. A alternativa abaixo em que isso NÃO ocorre é:
As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Sempre há profissionais dispostos ...... trabalhar em lugares distantes, especialmente em atividades ligadas ...... áreas de ciência e tecnologia, se ...... essas atividades estiver associada a qualidade de vida.
As lacunas estão corretamente preenchidas, respectivamente, por
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No trecho "a cada dia que passa me dedico mais e mais à construção de seu futuro e de sua dignidade" (L.9-11), o sinal indicativo de crase marca a associação entre o artigo definido exigido pelo substantivo "construção" e a preposição a, exigida por
Em relação ao período: “Ao seu redor fermenta uma algazarra à qual é difícil permanecer alheio, todo um circo midiático em cujo centro brilham elas: as modelos”, a hipótese de reescrita da oração em negrito que apresenta erro de regência verbal é:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir quanto aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima.
Na linha 17, o emprego do sinal indicativo de crase em “à importância” justifica-se pela regência de “remuneração” e pela presença de artigo definido feminino singular.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
No segundo parágrafo, as duas ocorrências de “na” (l.8 e 9) indicam que a forma verbal “consiste” (l.8) tem dois termos que a complementam: o iniciado por “valorização” (l.8) e o iniciado por “criação” (l.9).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No trecho “narro-lhe; não uma aventura, mas experiência, a que me induziram, alternadamente, séries de raciocínios e intuições” (l.1-3), mantém-se a correção gramatical do texto com a substituição de “a que” por
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O emprego de preposição em “à assistência” (l.7), “à formação” (l.8-9), “à área” (l.9) e “ao aprimoramento” (l.10) justifica-se pela regência do vocábulo “compromisso” (l.6).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Estaria gramaticalmente incorreta e em desacordo com os sentidos do texto a substituição da estrutura "está associada ao" (l.8) por está associada pelo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Na expressão “tem que” (l.13), a substituição do pronome pela preposição de desrespeita as regras de regência da norma culta e prejudica a coerência do texto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se substituir a preposição em, que rege "características pessoais" (L.2), pela preposição sobre; mas, nesse caso, desfaz-se a contração e o artigo deverá ser escrito separadamente.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho “deveria visar mais a um aumento” (l.1-2), o emprego da preposição “a” é exigido pela presença da forma verbal no futuro do pretérito “deveria” (l.1).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição da preposição "por" (L.1) pelo artigo definido masculino altera as relações de regência do verbo ter, mas preserva a coerência e a correção gramatical do texto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Por estar iniciando oração subordinada, o emprego da preposição "de" (l.8) é opcional; por isso, sua retirada não violaria as regras da norma culta e preservaria a coerência textual.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Nas linhas 12 e 13, o emprego da preposição em “ao processo” mostra que esse termo é um dos complementos da forma verbal “passaram”, junto com “a entender”.
As questões de números 13 a 19 referem-se ao texto que segue.
A matança KK estão sujeitas as baleias é preocupação da Comissão Baleeira Internacional, KK atuação se iniciou em 1946 e KK participam mais de 50 países.
As formas que preenchem corretamente as lacunas na frase acima são, respectivamente:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Independentemente da ordem em que os complementos da forma verbal “dando” (l.3) aparecem na oração, o emprego da preposição em “ao pensamento” (l.4) indica que “o pensamento” é, sintaticamente, seu objeto indireto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
As relações semânticas do texto e o respeito às regras de regência da norma culta serão preservados ao se substituir a preposição no termo “por setenta anos” (l.8) pela preposição em.
Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir
Sobre a regência do verbo assistir na oração "a Região Metropolitana finalmente assistia ao início de um capítulo bom da novela protagonizada por mais de 3 milhões de pessoas" (linhas 10-13), pode-se afirmar que: