21 Q376424
Língua Portuguesa
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

No corpo do documento apresentado, faculta-se o emprego de negrito ou de aspas no nome Departamento de Registro Acadêmico, com o intuito de destacá-lo.
22 Q376414
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A redação oficial deve caracterizar-se, dentre outros elementos, por impessoalidade e formalidade.

Um trecho do texto que poderia constar de um documento oficial por atender às duas características mencionadas é:

23 Q4773
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Na esfera da administração pública, a forma pela qual a autoridade pública expede normas gerais e específicas para seus subordinados ou designa servidores para determinadas funções recebe o nome de __________. A modalidade de comunicação eminentemente interna, utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independente do nível hierárquico em que se encontram e que pode ter caráter meramente administrativo ou empregado na exposição de projetos, ideias e diretrizes recebe o nome de __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

24 Q4772
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias
Quando o Presidente de uma sociedade de economia mista deseja expedir uma comunicação administrativa com outra autoridade pública ou com particulares, o ato administrativo a ser utilizado será:
25 Q4071
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Magnus Auditores e Consultores

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, no entanto, ela não é algo que se atinja por si só, dependendo estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem: a _____________________, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; o uso do padrão ____________ de linguagem; a formalidade e a __________________, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; a ___________________, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada acrescentam.

Preencha corretamente as lacunas:

26 Q392827
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

 

Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da República.

Caso ocupe mais de uma página, o memorando poderá ser impresso no anverso e no verso do papel, utilizando-se a denominada margem espelho.
27 Q392825
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.

O trecho “inciso LVII do art. 5.º da CF” poderia ser corretamente substituído por art. 5º, inciso LVII da CF.
28 Q172661
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Em uma correspondência oficial ou comercial, é correto e aconselhável utilizar-se de:
29 Q41175
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

30 Q4669
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

A respeito do que há de comum quanto à forma entre os três tipos de expedientes ‒ ofício, memorando e aviso ‒, assinale a alternativa correta.