Com base no texto, assinale a opção correta.

Com base no texto, assinale a opção correta.

Assinale o segmento inteiramente correto quanto à morfossintaxe, concordância, regência e coerência textual.
Assinale o trecho inteiramente correto quanto à sintaxe de construção do período, morfossintaxe, adequação vocabular, pontuação, clareza e concisão.
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do Jornal do Brasil, 18/09/2008. Assinale a opção em que há erro gramatical.
Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial do Jornal do Brasil, 15/09/2008, que estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correspondente.
( ) O resultado desse levantamento aponta para uma elevação da temperatura e para a redução das chuvas em parte da Floresta Amazônica, o que poderia transformar, nas próximas décadas, a maior e mais importante reserva de biodiversidade mundial num imenso semi-árido.
( ) Estudo apresentado em Belém pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela dados alarmantes sobre a devastação em dois Estados da Federação: o Pará e o Maranhão, que, somados, correspondem a 18% do território brasileiro e a 30% da Amazônia Legal.
( )...
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
O Brasil não pode mais fugir à responsabilidade de enfrentar a realidade de que está deixando de ser um país de jovens. A queda da fertilidade e o aumento da expectativa de vida são dados positivos e indicam avanços típicos de países mais desenvolvidos e de populações mais esclarecidas.
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Mas, quando esses dois fatos ocorrem ao mesmo tempo, na velocidade em que vêm sendo observados no Brasil, a soma de seus efeitos é explosiva e precisa ser encarada com seriedade e planejamento.
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Em estudo que acaba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), ressalta-se o impacto das mudanças na distribuição das faixas etárias da população brasileira.

Julgue os próximos itens, relativos às idéias do texto acima e às estruturas lingüísticas nele empregadas.
Em "na raiz do que se pode chamar" (l.9-10), a substituição de "do" por daquilo mantém a correção gramatical do texto.
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens de 11 a 15 são partes sucessivas de um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 1.º/10/2008, julgue-os quanto à correção gramatical.
Malásia, China e Índia são países que apresentam um grande dinamismo na área eletrônica e de software. A Índia, que até 1998 estava atrás do Brasil na classificação do USPTO, dobrou o número de patentes nessa área no triênio 2005-2007, em relação ao triênio anterior, e já respondem por 44% dos registros.