44001 Q404260
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

O trecho “que atualmente se encontram no topo dessa discussão” (l.5) constitui uma oração formalmente classificada como explicativa e introduz um esclarecimento a respeito do conjunto das nações europeias, referido na expressão “países europeus” (l.4-5).

44002 Q404252
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: PL Consultoria e Assessoria S/S Ltda

A oração grifada em "Queríamos que houvesse reunião.." é:

44003 Q404010
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

A oração destacada no trecho abaixo é classificada como:

“Amulher aumentou sua participação na renda da casa, conquistou espaço no mercado de trabalho, mas não se desvencilhou de suas tarefas domésticas tradicionais, o QUE A TRANSFORMA NUMA ESPÉCIEDEHEROÍNADEDUPLAJORNADA.”

44004 Q403933
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: SOLER Instituição Soler de Ensino

Temos um período composto por coordenação na alternativa:

44005 Q403926
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

E m “ Você ligue QUE EU JÁ VOU ADORMECENDO...” a oração em destaque é:

44006 Q403897
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI)

Assinale a opção em que ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

44007 Q403895
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Assinale a alternativa que apresenta a classificação da oração destacada no trecho reproduzido abaixo.

“Porque parece que as pessoas acham que a única coisa QUE SE DEVE MANTER LIMPA NA PÁTRIAé o passado histórico e essas coisas.”

44008 Q403889
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Dom Cintra Fundação

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Em “...COMO refletidas no espelho do ar.”, o conectivo destacado tem o seguinte valor semântico:

44009 Q403871
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

A coordenação entre as orações se dá de forma adequada quando o mecanismo de coesão recorrencial é respeitado, ou seja, as orações coordenadas precisam ser de mesma natureza e função e possuírem a mesma estrutura sintático-gramatical. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo paralelismo de função não apresenta a mesma estrutura sintático-gramatical.

44010 Q403869
Língua Portuguesa
Ano: 2012
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

As orações subordinadas exercem função sintática dentro da principal, como as presentes em “Depois de passar a tarde na Unicamp, a delegação voltará a São Paulo para visitar o Hospital A. C. Camargo”. Além disso, as orações podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Considerando as informações e o trecho dados, assinale a alternativa cuja estrutura apresenta, respectivamente, orações com as mesmas funções.