Questões sobre Estilística da FUNIVERSA

Texto I, para responder às questões de 1 a 5.

Assinale a alternativa em que a pontuação do texto I foi utilizada estilisticamente para dar ênfase ao sentimento de indignação do autor.

  • A.

    “E ainda haverá quem se espante com o lamentável estado em que o ensino (e o país) se encontra?” (linhas 31 e 32)

  • B.

    “Porém, em muitas escolas, o conceito de ‘resistência à mudança’ — tão caro às ciências da educação — confunde-se com preguiça e contribui para legitimar a mediocridade.” (linhas de 17 a 20)

  • C.

    “Em meados do século XX, um ilustre professor denunciava práticas que considerava nocivas.” (linhas de 6 a 8)

  • D.

    “perseguem e caluniam todo e qualquer professor que ouse interpelar o instituído, questionar os burocratas, ou — pior ainda! — manifestar ideias diferentes” (linhas de 26 a 29)

  • E.

    “que mudavam de ideias e convicções consoante julgassem conveniente, que se opunham ‘à permanência na sua escola, de elementos de incontroversa competência e dedicação’” (linhas de 11 a 14)

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Com base no texto acima, em conhecimentos gramaticais e estilísticos e naqueles relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Se o sexto período estivesse registrado assim: Conduza o protagonista na direção errada de início, depois algo acontece que o leva na direção certa, ele teria sérios problemas gramaticais, nos mais diversos campos, tais como: regência verbal e pontuação.

  • B.

    A técnica descrita no texto pode ser adequadamente usada para a produção de um manual de procedimentos, com instruções e prescrições.

  • C.

    O quarto período, para aperfeiçoamento estilístico, pode ser assim reescrito, sem nenhum prejuízo linguístico: Defina um passado para os personagens que os levou a ser ou estar como no presente, mesmo que não escreva tudo.

  • D.

    Os dois-pontos do terceiro período podem ser corretamente substituídos por vírgula seguida de portanto.

  • E.

    O primeiro e o segundo períodos, sem perda gramatical e estilística, podem ser reunidos em apenas um, trocando-se o ponto-final do primeiro por vírgula e substituindo-se “Pode” por a qual pode.

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A metáfora é um recurso bastante utilizado para a criação de imagens poéticas. No poema de Cora Coralina, texto IX, é possível fazer a seguinte relação:

  • A.

    no contexto do poema, “Ajuntando novas pedras” (verso 2) refere-se ao hábito infantil de recolher pedrinhas.

  • B.

    em “Remove pedras e planta roseiras e faz doces” (verso 5), surgem elementos que fazem alusão direta à infância.

  • C.

    em “Esta fonte é para uso de todos os sedentos” (verso 10), a palavra “fonte” pode estar referindo-se à própria literatura.

  • D.

    “Vem a estas páginas” (verso 12) refere-se exatamente ao livro que o leitor tem nas mãos, no momento da leitura.

  • E.

    “aos que têm sede” (verso 14) refere-se a todas as pessoas vitimadas pela seca e que sofrem de alguma mazela social.

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