Texto I, para responder às questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa em que a pontuação do texto I foi utilizada estilisticamente para dar ênfase ao sentimento de indignação do autor.
“E ainda haverá quem se espante com o lamentável estado em que o ensino (e o país) se encontra?” (linhas 31 e 32)
“Porém, em muitas escolas, o conceito de ‘resistência à mudança’ — tão caro às ciências da educação — confunde-se com preguiça e contribui para legitimar a mediocridade.” (linhas de 17 a 20)
“Em meados do século XX, um ilustre professor denunciava práticas que considerava nocivas.” (linhas de 6 a 8)
“perseguem e caluniam todo e qualquer professor que ouse interpelar o instituído, questionar os burocratas, ou — pior ainda! — manifestar ideias diferentes” (linhas de 26 a 29)
“que mudavam de ideias e convicções consoante julgassem conveniente, que se opunham ‘à permanência na sua escola, de elementos de incontroversa competência e dedicação’” (linhas de 11 a 14)
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}