
Vamos à Bahia visitar nossos parentes. Como se chama o acento da palavra destacada?

Vamos à Bahia visitar nossos parentes. Como se chama o acento da palavra destacada?

Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
A ocorrência de crase em “Àquela” (l.9) indica que esse elemento é regido pela preposição a.

Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.
Em “o querosene de qualidade era aquele que não incorporava frações correspondentes a gasolina, pois haveria probabilidade de explosão, ou a dísel, que geraria uma chama fuliginosa” (ℓ.17-20), sem provocar incorreção gramatical, poder-se-ia empregar o acento indicativo de crase em “a gasolina”, desde que a expressão “a dísel” fosse alterada para ao dísel, para manter o paralelismo.
Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicativo de crase.

Assinale a opção em que o espaço deve ser preenchido com À (preposição e pronome), como destacado em “(...) uma média semelhante À de um casal de classe média (...) ”.
Atenção: As questões de números 1 a 7, referem-se ao texto abaixo.

Das decisões cotidianas relacionadas ...... distrações e dietas ...... escolhas profissionais e afetivas de longo prazo, o modo como usamos o tempo influencia todos os setores da vida e acarreta algum tipo de ônus ...... ser pago futuramente.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
Atenção: As questões de números 5 a 10 referem-se ao texto abaixo.

... e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.
Do mesmo modo que se justifica o sinal indicativo de crase em destaque na frase acima, está correto o seu emprego em:
A fusão de sons idênticos, na língua portuguesa, é conhecida como crase. Esta fusão culmina no acento grave. Pode-se constatar que a única alternativa INCORRETA quanto ao sinal indicativo de crase é:
Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:

No trecho “o acesso ao conhecimento” (4º§), considerando apenas a regência verbal e o uso da crase, a expressão sublinhada seria corretamente substituída por