491 Q1055287
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: FCC
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para integrar corretamente a frase: 
492 Q1055228
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Conjunções: Relação de causa e consequência Morfologia + 3
Ano: 2022
Banca: AMEOSC
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo
Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.
Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.
...
493 Q1055214
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: Quadrix
Assinale a alternativa correta, no que se refere à concordância nominal e verbal.
494 Q1055204
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: Aroeira
FRAGMENTO DE CRÔNICA DE RUBEM BRAGA
Assim o amigo que volta de longe vem rico de muitas coisas e sua conversa é prodigiosa de riqueza; nós também desejamos nosso saco de emoções e novidades; mas para um sentir a mão do outro precisam se agarrar ambos a qualquer velha besteira: você se lembra daquela tarde em que tomamos cachaça num café que tinha naquela rua e estava lá uma loura que dizia, etc., etc. Então já não se trata mais de amizade, porém de necrológio. Sentimos perfeitamente que estamos falando de dois outros sujeitos, que, por sinal, já faleceram -- e eram nós.
(Fonte: BRAGA, R. 200 crônicas escolhidas.  Rio de Janeiro: Record, 1992.)

    Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações, considerando o emprego adequado da concordância verbal.
I. ( ) A f...
495 Q1055149
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Adjetivos Interpretação de Textos + 4
Ano: 2022
Banca: Quadrix
Os termos “novo” e “inusitado”, na linha 22, 
496 Q1055118
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Texto CB2A1
    A estratégia de ensino-aprendizagem da leitura e escrita com base na abordagem da atitude leitora tem sido foco, nas duas últimas décadas, tanto de estudos e pesquisas acadêmicas quanto do interesse de organismos oficiais, materializados, por exemplo, por meio de projetos de formação continuada de professores da rede pública e pelos próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
     A experiência com o livro, instrumento da cultura humana a ser apropriado pelas crianças, carrega a possibilidade da apropriação estética na esfera das atividades literárias, o que permitirá o desenvolvimento, desde a primeira infância, de qualidades inerentes ao ato de ler, contribuindo para a constituição do futuro leitor.
     Conceber a humanização na infância por meio da ...
497 Q1055078
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Em relação à concordância nominal e verbal no texto CB1A1, assinale a opção correta.
498 Q1055061
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva
Ano: 2022
Banca: Máxima
"E se ela de repente me ganha?" A palavra que funciona como complemento verbal nesse verso é:
499 Q1054998
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE

No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CG1A1-II, julgue o item a seguir. 


A forma verbal “requerem” (terceiro período do primeiro parágrafo) estabelece concordância com o trecho “As graves consequências do capitalismo e da globalização”, no período imediatamente anterior.



500 Q1054978
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: OBJETIVA
Considerando-se a concordância nominal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Agora que tudo passou, sinto que tenho menas tristezas na minha vida. ( ) Posso pedir teu bloco e tua caneta emprestada? ( ) É proibido a entrada de animais na praia.