401 Q1057358
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: FGV
Nas opções abaixo, com frases de Machado de Assis, aquela em que a modificação de frase verbal para a frase nominal foi feita de forma inadequada, é:
402 Q1057269
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE

No que se refere a aspectos morfossintáticos do texto CG3A1-I, julgue o item subsecutivo.


Se o vocábulo “objeto” (décimo período) fosse flexionado no plural — objetos —, a correção gramatical do texto seria prejudicada.  

403 Q1057261
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Flexão de voz (ativa, passiva, reflexiva) Sintaxe + 1
Ano: 2022
Banca: FGV
As opções a seguir mostram frases na voz passiva pronominal. Assinale aquela que apresenta erro de concordância verbal.
404 Q1057215
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: IBFC

Texto 01 - Higiene ou bons modos?


        Muito tem se falado sobre a importância da higiene pessoal. Desde que somos crianças, ouvimos nossos pais ordenarem: “Vá escovar os dentes”, “Chega de rua, entre em casa e vá direto para o banho!”, “Lave as mãos antes das refeições”, assim, aquelas ordens tornaram obrigações em hábitos.

        Um dia desse, estava em uma praça de alimentação de um famoso Shopping Center aguardando uma amiga, que se atrasara para nosso almoço, assim sendo, sem muito o que fazer e olhando a esmo, ______ (01- começei – comecei) a notar as pessoas ao meu redor.

        Como ímãs, meus olhos foram ‘pux...

405 Q1057130
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: Quadrix



A respeito dos aspectos linguísticos do texto, julgue o item. 


Na linha 4, no trecho “que se articulam”, a flexão verbal na terceira pessoa do plural justifica-se pela concordância do verbo com o termo “competências”, que, nas relações coesivas do parágrafo, é substituído pelo vocábulo “que”. 

406 Q1057062
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Texto CB1A1-II
   A expressão “Comunicação e Saúde 2.0” acarreta deslocamentos nos modos de relacionamento entre indivíduos e profissionais da saúde. Trata-se de um processo global que ocasiona mudanças no cuidado da saúde e que associa as tecnologias de informação e comunicação aos processos terapêuticos nas trocas e interações entre profissionais e pacientes. As interações entre indivíduos mediadas pelas máquinas resultariam em novas experiências de comunicação e informação em saúde. Com o surgimento da Web 2.0, por consequência, desenvolve-se a Saúde 2.0, o que permite, na prática, que os atores da área da saúde interajam em fóruns virtuais que tratam de assuntos relacionados a doenças e prognósticos.    Nas redes telemáticas, em tese, não existiria hierarquia, pois até o paciente...
407 Q1057059
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paraxítonas, Oxítonas e Hiatos Sintaxe + 1
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Em relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item seguinte.

No primeiro período do segundo parágrafo, a acentuação gráfica em “detém” indica que a forma verbal está flexionada na terceira pessoa do singular, o que se justifica pela concordância do verbo com o termo “saúde”, que é o referente sujeito da oração “que detém”.
408 Q1056969
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Adjetivos Morfologia + 1
Ano: 2022
Banca: Quadrix
Em relação aos aspectos gramaticais e aos sentidos do texto apresentado, julgue o item.

Na linha 25, o termo “desenvolvida”, pertencente à classe dos adjetivos, concorda, em gênero e em número, com o vocábulo “amônia”. 
409 Q1056963
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: Quadrix
Em relação aos aspectos gramaticais e aos sentidos do texto apresentado, julgue o item.

No último período do texto, o emprego do singular em “esteja” deve-se ao fato de que essa forma verbal estabelece concordância com o termo “metade”.
410 Q1056955
Língua Portuguesa Concordância verbal, Concordância nominal Sintaxe
Ano: 2022
Banca: IBFC
Sabe-se que a concordância verbal é a harmonia sintática entre o verbo e o seu sujeito, assim sendo, analise as afirmativas a seguir em relação à concordância verbal.
I. “doze mil pessoas pedem um hamburguer a cada minuto nos Estados Unidos!”

II. “O nome ‘hambúrguer’ vêm de ‘carne no pão’ (...)”.
III. “O sucesso do hambúrguer tradicional servido em fast-foods foi tão grande que a moda agora é o hambúrguer gourmet (...)”
Estão corretas as afirmativas: