Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.
Sem se contrariar a correção gramatical, a forma verbal "fingem" (L.41) poderia ser substituída pela forma finge.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Para responder às questões de números 24 a 39, leia o texto.
Para responder às questões de números 33 e 34, leia a frase:
Ricos e pobres, debaixo da mesma lei, experimentam de maneira diferenciada o rigor da Justiça.
Pelas informações, fica claro que as pessoas que _______ de classes sociais pobres parecem não ter as mesmas regalias que as oriundas de classes ricas. Se se _______ um estudo e _______ os dados em confronto, ver-se-á que isso é verdadeiro. Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Sobre a concordância (nominal e verbal), analise as afirmações a seguir, referentes ao texto 3.
1. No trecho: "Todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever...", o verbo destacado está no plural, concordando com o seu sujeito. No singular, esse verbo seria grafado como 'tem'.
2. O trecho: "... e dessa crença depende o seu sono e o seu acordar." exemplifica um caso em que o sujeito é composto. Apesar disso, o verbo está no singular porque concorda com o elemento mais próximo ('o seu sono').
3. No trecho: "Porque, com que instrumentos trabalha o educador?", o verbo destacado poderia estar no plural, concordando com 'instrumentos'.
4. No trecho: "São as palavras que orientam as mãos e os olhos.", o verbo destacado pode, ...
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Uma das dificuldades da língua escrita formal é operar a concordância em certos contextos. Assinale a alternativa que contém a ÚNICA construção cuja concordância está de acordo com a norma culta do idioma.