211 Q830571
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens seguintes, a respeito das ideias do texto CB2A1-II.

Depreende-se do texto que a cota eleitoral de sexo é um dos exemplos mais prósperos de ação afirmativa implementada no Brasil, no que diz respeito à eliminação da discriminação contra a mulher.
212 Q830570
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação às ideias do texto CB2A1-I, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, a herança cultural repassada pelos pais contribui para que seus filhos desenvolvam uma visão etnocêntrica.
213 Q830569
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Assinale a alternativa em que o termo indicado não exerça função sintática idêntica à de do que ocorre no Brasil (linha 1).
214 Q830568
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

“Seja como for, se os Estados Unidos decidissem retornar ao ‘fogo e fúria’, a rápida deterioração de suas relações com Pequim e Moscou praticamente impediria que a Rússia e a China os acompanhassem mais uma vez.” (linhas 41 a 45) Em relação ao período acima, analise as afirmativas a seguir:

I. No trecho, o verbo decidissem admite que seja flexionado também no singular.

II. Ocorre relação de atinência entre as cidades indicadas e os países elencados, respectivamente.

III. O como do período se classifica como conjunção subordinativa comparativa.

Assinale

215 Q830567
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

“Agora, Trump saúda a ‘coragem’ do presidente Kim Jung-un, ‘um amigo’. E, durante um encontro republicano, ele até fingiu sentir ‘amor’ por ele!” (linhas 29 a 31)

O emprego das aspas no trecho acima se justifica

216 Q830542
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue os itens subsequentes.

“não deve se limitar” (linhas 42 e 43) por não deve limitar‐se
217 Q830541
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

O emprego de vírgula após os termos “subsidiado” (linha 9) e “transitórias” (linha 10) justifica‐se por isolar segmento de sentido explicativo.
218 Q823168
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Em relação à frase: ‘O transporte também pode ocorrer em outros modais alternativos ao dutoviário’, avalie as afirmações abaixo, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) O verbo ‘dever’ substituiria adequadamente ‘poder’, inalterando-se o sentido do fragmento.

( ) O vocábulo ‘modais’ é cognato de ‘parâmetros’.

( ) Ao se pluralizar o vocábulo ‘transporte’, apenas a forma verbal ‘pode’ deve sofrer alteração a fim de manter a correção da frase.

( ) A supressão de ‘também’ implica alteração de sentido.

( ) ‘dutoviário’ é formado pelo processo de derivação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

219 Q823167
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Relativamente à frase: ‘Há limites máximos para inertes (N2+ CO2), dióxido de carbono e oxigênio’, retirada do texto, afirma-se que:

I. Caso o verbo haver fosse substituído pelo existir, implicaria necessidade de flexioná-lo na 3ª pessoa do plural, a fim de estabelecer a correta concordância.

II. Considerando o padrão culto da Língua Portuguesa, para que o período fosse considerado gramaticalmente correto, o verbo ‘Há’ deveria ser colocado imediatamente após ‘limites máximos’.

III. O verbo ‘haver’, no contexto mencionado, flexionado no futuro do presente do indicativo, assumiria a forma ‘haverão’.

Quais estão corretas?

220 Q823165
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto CB1A3-I, julgue os seguintes itens.

Nas locuções “tinha botado” (l.15) e “tinha posto” (l.16), a substituição da forma verbal “tinha” por havia não prejudicaria a correção gramatical e o sentido original do texto.