Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando apenas as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Tendo como referência apenas as regras de regência e do uso do sinal indicativo de crase prescritas pela norma-padrão, considere o período “O CREMEB também apoia o Setembro Verde!” e assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix
Na tirinha, a forma verbal "pega" é um imperativo, assim como também o é:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

No primeiro quadrinho, o verbo "atender" foi empregado como transitivo direto; portanto "a" é um __________. Se, porém, ele tivesse sido empregado como transitivo indireto, o mais correto seria escrever ______.

Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: ADVISE
Assinale a alternativa que apresenta um verbo des-provido de desinências verbais:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: ADVISE
As locuções verbais, a depender da conjugação, expressam matizes diferentes de tempo ou marcam cer-tos aspectos do desenvolvimento da ação. Nesse senti-do, assinale a oração na qual a locução verbal indica que a ação se realiza progressivamente ou por etapas sucessivas:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
“(...) toca em cheio na histeria do agora, sem falar diretamente dela”. O verbo que substitui aquele em destaque é:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

Considere o período:

Nesse período, o verbo da oração principal é o

Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“Mesmo assim, há questões básicas relativas ao que chamamos de sociedade patriarcal às quais ninguém pode se furtar. Nessa mesma sociedade em que o poder concerne aos homens, [...]” (4º§) De acordo com o contexto, assinale o par de vocábulos que pode substituir os termos grifados anteriormente, na sequência em que aparecem.
10 Q697465
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Sessenta anos de história marcam, assim, a trajetória da utopia no país.

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: