No texto II, as palavras ¨Denfarado¡¬ (linha 07), ¨Dest¨²rdio¡¬ (linha 09) e ¨Dalumiou¡¬ (linha 15) podem ser substitu¨ªdas por:
1
Q614384
No texto II, as palavras ¨Denfarado¡¬ (linha 07), ¨Dest¨²rdio¡¬ (linha 09) e ¨Dalumiou¡¬ (linha 15) podem ser substitu¨ªdas por:
2
Q614383
Remédios mais localizados, como injeções de esteroides, perdem efeito com o tempo.
O valor semântico do termo sublinhado se repete no seguinte pensamento:
3
Q614382
Marque a alternativa que traz um sinônimo para a palavra inadvertidamente, que é usada na oração Respondeu inadvertidamente, e a moça ficou fascinada pelo brilho do ouro ao sol..
4
Q614379
No trecho Seguindo esta receita você terá uma vida tranquila, embora banal. Mas como você cultivou a insensibilidade, você não perceberá o quão banal ela é. (linhas 58 e 59), as relações semântico-discursivas evidenciadas pelos conectivos em destaque são, respectivamente,
5
Q614377
Na linguagem conotativa, as palavras são tomadas em sentido incomum, figurativo, que depende sempre do contexto; na linguagem denotativa, as palavras são empregadas em seu significado usual, literal, referindo-se a uma realidade. Assinale a afirmativa que apresenta linguagem conotativa.
6
Q614376
No trecho O terrorismo jamais pode ser justificado, pois a violência sempre gera violência, e porque nenhum ato de terror contra populações civis de qualquer país pode ser levado a cabo em nome de causa alguma. Mas a luta contra o terrorismo não pode justificar a violação de direitos humanos, leis humanitárias internacionais ou normas civilizatórias e democráticas. (linhas 27 a 30), os conectivos destacados implicam, respectivamente, relações semânticas de
7
Q614375

Os termos destacados expressam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de
8
Q614374

No contexto, os verbos destacados possuem valores semânticos do presente do indicativo e sugerem noções
9
Q614372
Observe o fragmento sublinhado no período abaixo. De acordo com a significação das palavras, em relação à semântica, marque a alternativa CORRETA.
[...] para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos.
10
Q614371
Dentre as alternativas abaixo há uma palavra que não é sinônimo do termo sublinhado no fragmento: Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações [...], identifique-a: