
Segundo ele, apesar da crise financeira global, os EUA inovaram...
O verbo conjugado no passado, como o grifado acima, está em:
Segundo ele, apesar da crise financeira global, os EUA inovaram...
O verbo conjugado no passado, como o grifado acima, está em:

Atente para as seguintes afirmações:
I. O parágrafo de abertura e o parágrafo final do texto são de um autor diferente do que se expressa nos demais parágrafos.
II. A forma verbal Sabe, que abre o 2º parágrafo do texto, é um indicativo da fala de uma entrevista que foi transcrita.
III. O cineasta Manoel de Oliveira considerou mais expressivos os ensinamentos recebidos no Colégio dos Jesuítas do que a lição da mitologia indígena sobre a morte.
Em relação ao texto está correto o que se afirma em

... os cursos de graduação a distância estavam em instituições pequenas e pouco conhecidas.
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
... ela nunca alcançava a musa.
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:
Para ele, poderia estar ali a fonte rápida e repleta de riquezas que guindariam Portugal à fartura. (2º parágrafo)
É correto depreender da afirmativa acima, especialmente em relação ao emprego da forma verbal grifada,
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.
No trecho “assegurem a proteção” (l.5), o emprego da forma verbal no subjuntivo justifica-se porque, pelos sentidos do texto, se trata de uma ideia provável, desejável, cuja realização efetiva ainda não se pode comprovar.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Mantém-se a correção gramatical do primeiro período ao se considerar a forma verbal ‘sobreleva’ como transitiva direta, com a seguinte reescrita: nenhum sobreleva em importância e gravidade o da educação.

Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 71 a 78.
No segundo período do texto, o verbo no infinitivo corresponde, em oração desenvolvida, à construção que se vejam, a qual mantém indeterminado o agente da ação expressa por esse verbo.

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
Entre os recursos de produção de texto utilizados pela autora, em sua argumentação, incluem-se: o emprego de formas verbais no futuro do pretérito — “seria” (l.5) e “deveria” (l.6) —, que imprimem assertividade ao discurso, e o emprego das aspas no segundo parágrafo, no qual são ressaltados os vocábulos que melhor expressam a opinião da autora a respeito das modalidades da língua não normatizadas.