
No trecho “o acesso ao conhecimento” (4º§), considerando apenas a regência verbal e o uso da crase, a expressão sublinhada seria corretamente substituída por

No trecho “o acesso ao conhecimento” (4º§), considerando apenas a regência verbal e o uso da crase, a expressão sublinhada seria corretamente substituída por
Texto de apoio para a questão 08:
Sempre estranhei em mim mesmo o que posso chamar, __ falta de conhecimento científico adequado, de “impulso otimista”. Por mais complicada que seja a situação, estou pronto ___ ver aquele ridículo “lado bom”, que vou buscar nas últimas sombras do argumento, mesmo quando tudo conspira contra. São os truques da vida. O professor que, caneta vermelha ___ mão, vive atento ___ relações lógicas da linguagem alheia e ___ causas e consequências inescapáveis do que se escreve, parece que relaxa em defesa própria, quando o que está em questão não é uma frase no papel, mas um momento real.
O trecho acima foi extraído e adaptado da crônica “A ciência do otimismo”, de Cristovã...
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado adequadamente:

Assinale a opção em que NÃO ocorre o acento da crase, como acontece em “ela parece que voltou a viver”.

Associou o objeto, isto é, a representação utilitária, ou a utilidade da representação, à superfície decorada ...
Mantém-se corretamente o sinal de crase no caso da substituição do segmento grifado, sem qualquer outra alte ração na frase acima, por:
Ainda em referência a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens seguintes.
Na linha 11, o emprego do acento indicativo de crase em “àquelas” é exigido pela regência da forma verbal “correspondem”.
De acordo com o uso da crase, analise as orações abaixo:
I. Esta é a rua à qual me referi ontem às pressas.
II. Chegou à manhã, precisamente as dez horas.
III. Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
São CORRETOS apenas:
A crase está corretamente empregada apenas na alternativa:

O emprego da crase está correto apenas em:

Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 4, o acento indicativo de crase, em “à minha esperança”, pode ser suprimido sem prejuízo da correção gramatical do texto, visto que seu emprego é, nesse caso, facultativo.