Todas as alternativas a seguir fazem uma leitura interpretativa correta da frase Mas atire a primeira pedra quem nunca fez a besteira de descumprir essa regra (linhas 20 e 21), EXCETO uma delas. Assinale-a.
Todas as alternativas a seguir fazem uma leitura interpretativa correta da frase Mas atire a primeira pedra quem nunca fez a besteira de descumprir essa regra (linhas 20 e 21), EXCETO uma delas. Assinale-a. De acordo com o texto, jornal é comparado a
I. cratera.
II. alavanca.
III. arte.
IV. gigante.
V. locomotiva.
Estão CORRETAS
Leia este trecho.
Essa revolução não é só literária, é também social, é econômica, porque é um movimento da humanidade abalando todas as suas eminências, a reação do espírito humano sobre as fórmulas existentes do mundo literário, do mundo econômico e do mundo social.
Os termos destacados funcionam, respectivamente, como elementos
A ideia de plena regeneração, defendida pelo autor, está relativizada em:
Assinale C ou E, conforme estejam certas ou erradas as seguintos afirma• tivas sobre a relação entre fonemas de palavras do texto e suas respectivas grafias.
( ) Em rezar (linha 01), exemplo (linha 14) e brasileiros (linha 17), as letras sublinhadas representam, em todas, o mesmo fonema.
( ) Tanto em pessoais (linha 02) como cm dinheiro (linha 19), há um fonema representado por duas letras.
( ) Tanto em. mantra (linha 02) como em hora (linha 09), há uma letra que não representa nenhum fonema.
Qual é a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo?
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA sobre a estrutura de palavras do texto.
Assinale com V (verdadeira) ouF (falsa) as seguintes afirmativas acerca do preenchimento das lacunas pontilhadas do texto.
( ) A lacuna da linha 15 deve ser preenchida com à, pois existe a palavra "renda" subentendida após.
( ) A lacuna da linha 22 não pode ser preenchida com à porque não se usa crase diante de verbo.
( ) A lacuna da línha 26 deve ser preenchida com o verbo '1laver" flexionado na 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
“Desta forma, a Guarda Municipal, sendo a prestadora de serviço que trabalha diuturnamente representando o Poder Público Municipal [...]”.
A expressão destacada no trecho do texto 2, só NÃO pode ser substituída por:
Das palavras a seguir, assinale aquela cuja acentuação é determinada por uma regra diferente da que deter.mina a acentuação em patrimônio (linha 12).
Tal como "escritores" e "escreviam" (e. 2), há vocábulos que se agrupam em tomo de um radical comum, que, às vezes, se conserva intacto ou sofre alterações ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta palavras pertencentes à mesma família.