Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:
LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.

Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.
Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.

Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em
Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?
Autores, dentre eles, Paulo Freire (1996), defendem que a educação popular deve ter como objetivo a emancipação humana. Nessa perspectiva, a concepção de educação pressupõe um método
Complete a afirmação de acordo com a seqüência correta das palavras propostas abaixo: Segundo Vygotsky, aquilo que é ________________ hoje será ____________________ amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer ___________________ hoje, ela será capaz de fazer _________________ amanhã
Dos itens abaixo, constituem elementos de apoio:
I- Os familiares.
II- Os recursos ambientais.
III- Os princípios.
IV- Os valores.
Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:
A abordagem desenvolvimentista tem nas obras de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994) a sua principal fundamentação no Brasil. Sobre essa abordagem é correto afirmar.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Vera, que atua no Ensino Fundamental de uma escola pública, acredita que os alunos não devem ser considerados como seres passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ela compreende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Vera planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que levem a desafiar seus alunos e os levem a buscar as soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de: