Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:
Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:
É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:
Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.
I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.
II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.
III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.
...De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.
I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.
II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.
III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder. ...
Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).

Indique a alternativa correta.
Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, não é correto afirmar que:
Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.
( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.
( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.
( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escola...
A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:
Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a