Pode-se afirmar que as tendências pedagógicas progressistas compartilham o pressuposto de que os saberes e as práticas educativas devem
Os educadores, em seu fazer diário, preocupam-se em demasia com métodos e técnicas em um verdadeiro endeusamento dessas questões, como se a educação pudesse melhorar apenas a partir da metodologia de ensino.
A afirmação acima nos chama atenção para a importância de se
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Puericultura está relacionada à
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
"O Brasil tem quatro milhões de famílias com crianças de até seis anos de idade vivendo com menos de meio salário mínimo "per capita". Isso representa cerca de um terço do universo das famílias com crianças nessa idade no país". O texto acima está relacionado com
Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):
Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.
"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).
Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:
"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedim...