As finalidades da educação infantil incluem o favorecimento do desenvolvimento máximo de todas as capacidades, respeitando-se a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos; a compensação das desigualdades sociais e culturais; e a preparação para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.
Em 1971, foi instituída a reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei n.º 5.692, de 11/8/1971. Um dos seus princípios norteadores foi o da profissionalização do ensino de 2.º grau, compreendida como mecanismo de contenção da demanda pelo ensino superior.
Se apresentarmos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe (...) é preciso acrescentar que é necessário que ele seja possível. O que ainda não é, pode vir a ser.
Considerando-se as afirmações acima, é correto afirmar que a utopia é
A gestão democrática, de acordo com Gadotti (1994), apóia-se em alguns princípios. Analise as alternativas abaixo em relação aos princípios mencionados pelo citado autor:
I. Desenvolvimento de uma consciência crítica.
II. Envolvimento das pessoas.
III. Participação e cooperação.
IV. Autonomia.
V. Desenvolvimento organizacional.
VI. Qualidade total.
VII. Avaliação dos professores pela direção da escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A dimensão democrática do planejamento participativo não elimina a necessidade de uma coordenação que realize o papel de liderança.
Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve
As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A elaboração do planejamento participativo deve ser responsabilidade de um especialista externo ao grupo e, posteriormente, o projeto resultante deve ser analisado por todos os envolvidos.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A existência de uma coordenação para realizar o papel de liderança do grupo é dispensável em um planejamento participativo devido à dimensão democrática desse tipo de planejamento.
Uma diretora envolveu a comunidade escolar na discussão e elaboração do projeto político-pedagógico da escola, promovendo reflexão acerca do papel dessa escola no contexto histórico e social em que estavam inseridos. Nessa situação, a gestão educacional, por coerência de ação, deve ser