14541 Q172507
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Sobre currículo e cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. Um currículo multicultural pode harmonizar os conhecimentos comuns a todos com as particularidades culturais de cada grupo, enfrentando a contradição entre a igualdade e as desigualdades sociais e culturais.

II. Uma cultura no encontro com outra não assimila passivamente as influências, mas se hibridiza e se recria na interação, na valorização e no reconhecimento das especificidades de cada uma, levando à construção de um currículo multicultural e híbrido.

III. Cabe ao sistema educacional entender o pluralismo, buscar sua liberdade cultural sem preconceitos com postura crítica e, por meio de um currículo monocultural, conciliar a identidade nacional com a presença de um mundo globalizado.

...

14542 Q172505
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
A avaliação como prática de investigação NÃO deverá
14543 Q172500
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O planejamento do trabalho em sala de aula é uma dimensão fundamental do trabalho pedagógico.”

PORQUE

II. “Permite aos professores e à escola controlar os resultados desse trabalho, controlar a consecução das finalidades desse trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

14544 Q172498
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Sobre as tendências pedagógicas NÃO é correto afirmar que
14545 Q172496
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Sobre o processo ensino‐aprendizagem em matemática, NÃO é correto afirmar que
14546 Q172494
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Com relação aos Temas Transversais (PCNs), assinale a afirmativa INCORRETA.
14547 Q172492
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas.

I. Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

II. A interdisciplinaridade dilui as disciplinas, a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos.

III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, promova a diluição das mesmas.

...
14548 Q172483
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Piaget (1980) atribui grande importância à interação social; para ele, as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, o jogo atualmente é considerado um recurso que auxilia na aprendizagem da matemática. Considerando esta premissa, assinale a afirmativa INCORRETA.
14549 Q172481
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Paulos (1994), ao analisar a importância da matemática na vida das pessoas, afirma que sua função principal é ensinar a pensar, a analisar problemas reais e solucioná‐los. Considerando esta premissa e as propostas metodológicas para a efetivação desta aprendizagem que compreendem em resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática, uso de novas tecnologias e jogos, analise.

I. Na resolução de problemas, o aluno torna‐se o protagonista do processo, sendo estimulado a encontrar soluções para as situações desafiadoras, originárias do dia a dia. Neste processo, há o envolvimento com o fazer matemático, no sentido de criar hipóteses, fazer conjecturas, num ambiente de investigação.

II. A modelagem matemática é um processo de c...

14550 Q172434
Pedagogia
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. Os objetivos específicos dosam o grau de dificuldade dos conteúdos que serão trabalhados na prática pedagógica, de forma a explicitar, também, os resultados a serem atingidos.