14071 Q597548
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte princípio legal:

14072 Q597547
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específ...

14073 Q597546
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a ...

14074 Q597545
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em

14075 Q597544
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
É imprescindível que o sistema de avaliação forneça ao profissional da área de educação corporativa as informações a respeito das relações encontradas entre as diversas categorias de resultados e efeitos verificados. Além disso, qualquer tomada de decisão na área de educação corporativa precisa levar em conta as características contextuais porque:
14076 Q597543
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os objetivos instrucionais correspondem à meta de determinada ação educacional e deve indicar para que serve o objeto de aprendizagem, como deve ser mensurado e como pode ser utilizado. Para que indique essas informações, o objetivo instrucional deve ser formado por três partes, a saber:
14077 Q597542
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O planejamento instrucional desempenha papel primordial na atuação dos pedagogos organizacionais e dos demais profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa. Para que o planejamento instrucional seja efetivo, é importante que ele seja desenvolvido, obedecendo à seguinte sequência lógica:
14078 Q597541
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:
14079 Q597540
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:
14080 Q597539
Pedagogia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela: